A pesquisa de mercado é uma disciplina. Por isso, implica em padrões mínimos de qualidade para todas as pessoas e processos envolvidos. Muitas vezes tomamos certas circunstâncias ou informações como certas. No entanto, isso pode levar a mal-entendidos e reposicionamento de processos que nem sempre podem ser remediados pela metade. Por isso, listamos quatro aspectos de qualquer projeto que não podem ser deixados de lado na hora de realizar um estudo de mercado.
- Não compartilhe a mesma terminologia. Quando trabalhamos com a mesma equipe de trabalho que domina a mesma lista de conceitos, pode ser possível encurtar as comunicações entre os membros para economizar recursos. No entanto, quando outras pessoas estão envolvidas, vale reafirmar que esta ou aquela ideia deve ser compreendida, pois podem ocorrer erros de execução muito difíceis de resolver na hora.
- Não faça testes piloto. Este ponto foi o assunto do nosso post anterior. Vale lembrar que no planejamento de um projeto, as projeções de tempo e recursos podem não corresponder à realidade. Por esta razão, testes pilotos devem ser aplicados com todas as premissas do estudo planejado. Só assim podem ser feitos ajustes antes de realizar atividades sem utilidade real.
- Assuma as mesmas condições para todos os respondentes. É natural pensar que todas as pessoas compartilham nossas condições. Na verdade, este último é um dos muitos vieses que direcionam nosso raciocínio. No entanto, ao aplicar determinadas dinâmicas, é muito provável que elas não possam ser executadas como inicialmente esperado, uma vez que as circunstâncias dos respondentes e analistas são diferentes. Esse tipo de área de oportunidade é mais observado em investigações que são desenhadas em um país muito diferente daquele onde o protocolo é aplicado.
- Falha em incentivar adequadamente os participantes. Sabemos que há momentos em que os recursos para investir em pesquisa são limitados. No entanto, é preferível ajustar o desenho de um estudo inteiro para envolver menos pessoas para participar dele com entusiasmo e dedicação do que introduzir vieses adicionais devido à falta de interesse em nossa pesquisa. Às vezes não se trata de incentivos financeiros; Muitos outros incentivos podem ser oferecidos, como presentes, cupons ou cartões-presente.
Prestar atenção especial aos pontos acima reduz as chances de que os projetos de conhecimento de mercado sejam mais caros e demorados. Na Acertiva sabemos dessas situações e por isso as compartilhamos com você. Nossa experiência de mais de 19 anos na América Latina nos coloca como um aliado estratégico para você que busca investir em Pesquisa de Mercado. Escreva-nos hoje.
Short Link: