E Onde Está O Teste Piloto?

A concepção e planejamento de um projeto de pesquisa deve considerar todos os elementos de execução. Embora esta afirmação possa parecer óbvia, ela tem suas limitações. Quando um estudo é planejado, geralmente são contempladas todas as diferentes fases com suas conseqüentes circunstâncias. No entanto, como a realidade é um sistema extraordinariamente complexo, é impossível contemplar todas as variáveis ​​de todos os cenários antes de executar o trabalho operacional.

Quando não há certeza se as premissas sobre as quais um projeto é proposto estão corretas, são utilizados testes-piloto. Estes exercícios permitem-nos executar uma pequena parte do estudo de forma a confirmar que não existem fatores que foram ignorados no desenho e por isso é necessário voltar atrás para adaptar a metodologia planeada a um cenário real. Devido à sua importância, listamos hoje alguns benefícios da realização de testes piloto em Pesquisa de Mercado.

  • Eles evitam gastos desnecessários. Na maioria das vezes, os especialistas envolvidos na pesquisa têm experiência suficiente para planejar um estudo sem a necessidade de aplicar testes piloto. No entanto, haverá momentos em que a incerteza em um determinado projeto é tão grande que justifica investir em um trabalho operacional prévio para confirmar as suspeitas. Uma vez avaliado esse teste preliminar, será possível reajustar as fases da investigação com a conseqüente economia de tempo e dinheiro.
  • Eles ajudam a ajustar os horários. Embora certos tempos de produtividade sejam contados no treinamento e no estágio no gabinete de aplicação do instrumento de coleta de dados, na realidade eles podem ser afetados pelo ritmo e grau de conhecimento da resposta das pessoas que respondem às nossas pesquisas. Nesse caso, o teste piloto permite avaliar os requisitos de tempo real necessários para cobrir os objetivos da pesquisa sem cair em projeções irreais.
  • Corrigem a redação dos instrumentos. Em geral, uma redação neutra e simples é mais do que suficiente para que as pessoas que abordamos para obter informações nos forneçam o que procuramos. No entanto, em certas ocasiões encontraremos barreiras que se tornarão evidentes na aplicação de uma pesquisa de campo anterior. Ao identificá-los, será possível devolvê-los à fase de projeto para ter certeza de que os dados e informações coletados atendem com rigor e precisão aos objetivos do projeto.
  • Eles podem dar uma ideia preliminar das descobertas. Quando o projeto de pesquisa envolve um tamanho de amostra considerável, o teste piloto também o será. Nessas ocasiões será possível obter um panorama muito geral das possíveis tendências que se confirmarão na execução do projeto final. Essa vantagem depende muito do escopo do exercício anterior e deve ser considerada apenas como resultado indicativo e superficial.
  • Aprimorar o treinamento da equipe de campo. Na etapa de treinamento do entrevistador, geralmente ocorre que as perguntas e dúvidas se concentram mais em questões técnicas do que em incidentes reais na rua. Quando o teste piloto é realizado, a equipe pode expressar preocupações que não foram possíveis no gabinete e oferecer um valioso feedback para os reajustes necessários.

Em um ambiente cada vez mais imediato e fugaz, os testes-piloto caíram um pouco em desuso. No entanto, eles não devem ser descartados na busca por tempos mais apertados. O teste pilot é uma grande ocasião para até mesmo detectar áreas de oportunidade de pesquisa para projetos futuros que não foram inicialmente concebidos. Na Acertiva estamos atentos para ouvir suas necessidades de Pesquisa de Mercado na América Latina. Escreva-nos hoje.