Vivemos num ambiente sujeito a inúmeras variáveis que podem mudar no momento menos esperado. A pandemia SarsCov2 e os conflitos bélicos dos últimos anos são alguns exemplos desta realidade. Embora não seja possível eliminar completamente a falta de certeza num sistema, é possível conhecer os aspectos que mais influenciam a sua evolução. Desta forma, as decisões tomadas em local e momento específicos serão adequadas e nos exporão em menor grau a riscos que não podemos assumir.
Por estes motivos, as marcas investem em conhecer os mercados e os consumidores. A complexidade de um protocolo de Pesquisa de Mercado é diretamente proporcional ao tamanho da incerteza que precisa ser reduzida. Às vezes basta realizar estudos simples, como investigações quantitativas ou testes de produtos. Porém, em outros casos valerá a pena considerar cenários de médio e longo prazo que envolvam diversas etapas. Por isso, elencamos quatro recomendações para a realização desse tipo de investigação.
Estabeleça um calendário. Quando pensamos em investigações complexas, devemos considerar a participação de equipes de trabalho de múltiplas áreas e especialidades que muitas vezes possuem poucos pontos de contato além de responderem a um mesmo objetivo maior. Às vezes, os participantes na recolha de dados, na análise da informação e nos decisores mantêm pouca interacção directa. Por esse motivo, é aconselhável que os administradores do estudo considerem um cronograma de atividades bem estruturado.
Planeje em etapas. Existem tarefas que podem ser executadas simultaneamente e outras que dependem de resultados ou descobertas de processos anteriores. A determinação de um ou outro tipo de estruturação de tarefas deve ter um significado viável e ordenado. Em geral, recomenda-se iniciar pelas etapas que têm fins exploratórios e de descrição de um fenômeno e a partir daí prosseguir com etapas de aprofundamento e explicação de uma situação.
Avalie os processos. Ao desenvolver um processo longo e que envolve um número significativo de colaboradores, é necessário ter uma série de parâmetros que atestem o andamento e o cumprimento do planejamento inicial. Esta função de monitorização contínua deve permitir-nos medir objectivamente se o que se pretende está a ser satisfeito de forma positiva. Caso contrário, poderão acumular-se erros e omissões que no final serão intransponíveis e poderão comprometer o correto cumprimento do protocolo de pesquisa.
Adapte processos. O planejamento de um estudo deve ser ao mesmo tempo uma referência sólida e flexível de etapas. Conforme afirmado no início deste post do blog, podem ocorrer imprevistos fora do controle dos pesquisadores que obriguem a mudanças nos planos e possibilitem a continuidade das demais etapas. Por exemplo, se ocorrer um desastre numa praça que não poderia ser previsto, é necessário tomar decisões que ofereçam alternativas realistas que podem envolver a mudança do método de levantamento, o adiamento da execução de uma tarefa ou a substituição do local por outro semelhante.
Em geral, a execução de estudos de mercado complexos envolve tempos e orçamentos mais longos do que os necessários para pesquisas básicas semelhantes ou mais curtas. Coordenar as atividades das equipas de trabalho com diferentes especialidades e localizações é sempre possível com uma coordenação cuidada e um acompanhamento atento. Quando feitos de forma assertiva, os resultados são bastante valiosos e constituem um excelente ponto de partida para o crescimento do negócio.
Na Acertiva entendemos esses cenários. Quando somos convidados a participar neste tipo de projetos, colocamos à disposição dos nossos clientes os analistas e aliados estratégicos que há mais de 20 anos nos permitem conhecer os mercados dos principais países da América Latina. Se você deseja aplicar um estudo na região pode nos enviar uma mensagem. Responderemos a você sobre como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.
Short Link: