Uma das tarefas básicas que a maioria dos analistas de mercado costuma realizar em algum momento de sua carreira é escrever questionários. Para realizar esta atividade é necessário partir de um conhecimento profundo dos objetivos da pesquisa a ser resolvida. Com base neste último e nos recursos disponíveis, podemos escolher uma técnica ou outra para coletar dados e informações.
A princípio parece muito simples desenvolver um questionário. No entanto, se não forem tomados todos os cuidados na redação e ordem das questões, é possível que incorramos em erros tão graves que nos levem a repetir a fase de pesquisa de campo com os consequentes derrapagens de custos. É por esse motivo que compartilhamos quatro práticas recomendadas para criar um formulário eficaz.
Escreva de forma clara e simples. Embora cada pessoa tenha sua maneira particular de escrever, ao elaborar um questionário é importante mantê-lo breve e não aberto a interpretações. Caso contrário, quando as pesquisas forem propostas às pessoas, podemos incorrer em um cenário em que o significado das respostas não sirva para resolver os objetivos do estudo.
Evite usar exemplos. Em algumas ocasiões nos sentiremos tentados a usar um caso como modelo para que as pessoas possam entender melhor nossas abordagens. Quando nos engajamos nessa prática, estamos predispondo o significado da resposta. Devemos sempre garantir que nossas perguntas sejam as mais objetivas e de fácil entendimento para todas as pessoas e no maior número de oportunidades.
Liste o número suficiente de perguntas. Ao projetar um questionário, mais nem sempre é melhor. Isso porque a colaboração das pessoas nem sempre é ilimitada em termos de tempo. Além disso, quanto mais itens o instrumento de coleta de dados tiver, mais chances há de induzir vieses como «primeira resposta» ou perder a concentração dos participantes para colaborar conosco.
Fornecer material de apoio. Habitualmente recorremos ao conhecimento espontâneo para aprofundar os nossos estudos. Porém, em algumas investigações será possível oferecer estímulos recordatórios para atender a alguns objetivos, pois caso contrário as amostras teriam que ser maiores. Por isso, também é uma tarefa relevante elaborar cartões com imagens ou listas de respostas corretas pré-estabelecidas.
Na elaboração das questões podemos recorrer a questionários previamente elaborados. Porém, sempre é possível analisá-los com o auxílio de especialistas em análises e pesquisas de mercado. Sempre vale a pena dar bastante tempo e atenção a esta fase dos projetos. Querer economizar tempo ou confiar em instrumentos já usados pode nos levar a cometer erros muito difíceis de corrigir.
A Acertiva tem especialistas que podem ajudá-lo a escrever perguntas melhores e estão prontos para colaborar com você na obtenção das respostas. Temos quase 20 anos de experiência na América Latina com esta e outras técnicas. Escreva-nos hoje para que você possa compartilhar suas necessidades conosco e, por sua vez, contaremos como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.
Short Link: