4 Razões Pelas Quais Uma Marca Pode Morrer

Esta semana foram celebradas no mundo várias festividades relacionadas com a morte. Nos Estados Unidos, o Halloween é comemorado em 31 de outubro, enquanto no México, o Dia dos Mortos é comemorado em 1º e 2 de novembro. Independentemente das diferenças entre a forma que este aniversário assume em cada país ou região, uma coisa os une e é a necessidade de lembrar aqueles que foram adiante e já partiram para o outro mundo.

Marcas como pessoas jurídicas ou grupos de pessoas físicas não estão alheias a essa realidade. Embora tenhamos alguns que duram décadas, como algumas empresas do setor de alimentos e produtos de higiene pessoal, também é verdade que muitos mais não conseguiram viver até hoje. Alguns não são lembrados por ninguém e alguns são motivo de nostalgia. É por isso que queremos listar quatro causas que podem levar à morte de uma marca.

  1. Pare de inovar. O mundo em que vivemos está sempre em constante transformação. Mesmo no mundo natural, os seres que não se adaptam ao seu ambiente são frequentemente substituídos por outros mais aptos. Por isso, quando uma marca negligencia a busca constante de melhorar e mudar seus processos e oferta, é superada por outras que o fazem e prevalecem.
  2. Não ter uma direção clara. Em outros posts do nosso blog já mencionamos que o objetivo que você tem ao realizar uma ação é tão importante quanto o caminho escolhido para alcançá-la. Se uma empresa não tiver uma diretriz contundente e visível que seja muito clara sobre o objetivo para o qual quer levar a marca, é muito provável que ela morra no médio prazo.
  3. Ignore o consumidor-alvo. Toda marca deve ter uma definição bem definida de quem é a pessoa a quem ela direciona todos os seus esforços. Embora existam alguns produtos e serviços que serão consumidos por todas as pessoas dada a sua natureza (como é o caso dos alimentos), nem todos são voltados para o mesmo perfil. Ao não corrigir esta situação, muitas marcas aceleraram o seu processo de desaparecimento.
  4. Gastar em vez de investir. Quando uma marca nasce, uma das primeiras coisas que ela garante é capital ou recursos suficientes para iniciar a operação. Não é fácil chegar a um valor inicial, então qualquer gasto que seja feito deve ser muito bem justificado e voltado para atingir um objetivo mensurável. Caso contrário, a insolvência cai e com ela o fim de uma empresa.

A pesquisa de mercado não é estranha a essa realidade. No entanto, graças à sua posição privilegiada, é capaz de orientar outras marcas a evitar os passos listados acima e corrigi-los. Ter um maior e melhor conhecimento do mercado e dos consumidores resulta em dados e informações valiosas que podem ser a diferença entre tentar sobreviver ou buscar o sucesso.

Na Acertiva temos quase vinte anos de experiência desenvolvendo estudos de mercado na América Latina. Escreva-nos hoje para que você possa nos contar sobre suas necessidades e podemos dizer como podemos ser seus aliados regionais.



Foto de un automóvil viejo y oxidado de posiblemente la mitad del siglo XX (español) / Foto de um carro velho e enferrujado possivelmente de meados do século XX (Português) / Photo of an old and rusty car from possibly the middle of the 20th century (English)