4 Virtudes Das Entrevistas Autoadministradas

Na Pesquisa de Mercado procuramos encontrar a melhor forma de cobrir as metas definidas nos objetivos de um estudo. O caminho para alcançá-los depende de muitos fatores. Entre estes podemos encontrar os intrínsecos das organizações envolvidas e os extrínsecos relacionados ao meio ambiente e aos próprios consumidores. Tudo na vida tem dois lados. Não existe uma ferramenta perfeita. É necessário escolher um deles dependendo das condições.

Há oito dias abordamos neste blog 4 desvantagens da aplicação e desenho de entrevistas autoadministradas. Longe de querer desencorajar o seu uso, quisemos criticar esta técnica de recolha de dados e informações das pessoas. Esta semana queremos continuar com esta revisão, mas prestando atenção às características positivas destes instrumentos.

Menor risco de cortesia. Na América Latina temos o hábito de querer parecer bem aos outros antes de nos expressarmos com total liberdade. Por esse motivo, as pessoas que comparecerem a uma entrevista preferirão dar respostas positivas e amigáveis ​​para parecerem bem aos entrevistadores. Em uma entrevista autoadministrada, diversas pessoas podem ter liberdade para se expressar mais de perto com suas verdadeiras impressões e ideias.

Menos intermediários. Em outras técnicas de coleta de informações, são contempladas equipes de trabalho um tanto grandes para atingir os objetivos. Isso porque é necessário ter entrevistadores, supervisores e outros cargos nos locais de trabalho. Quando as mesmas pessoas respondem às suas entrevistas, é possível reduzir um pouco esses modelos porque os entrevistadores podem se tornar auxiliares para tirar dúvidas dos consumidores.

Maior alcance. Se a nossa pesquisa não for probabilística e precisarmos cobrir um nicho de mercado muito pequeno, as entrevistas autoadministradas podem ser uma boa alternativa. Quando os socorristas descobrem o alcance do nosso instrumento de captura, são incentivados a convidar pessoas próximas a eles para participarem.

Melhores descobertas qualitativas. Às vezes, por uma questão de produtividade, os entrevistadores podem ficar tentados a resumir ou reformular as respostas a perguntas abertas. Embora nem sempre isso represente um obstáculo para atingir os objetivos traçados, em outros estudos afeta a qualidade dos resultados porque os detalhes encontrados em certas palavras ou conceitos vernáculos se perdem ao longo do caminho. Se as pessoas forem livres para responder sozinhas, poderão ser encorajadas a utilizar os seus próprios termos.

A Market Research é uma disciplina que entende bem que cada investigação é completamente diferente da outra; mesmo em projetos cíclicos. Qualquer pessoa que viveu a pandemia de COVID-19 pode atestar isso. Por isso é necessário conhecer o maior número de ferramentas e técnicas disponíveis para satisfazer as necessidades das marcas e empresas que necessitam dos nossos conselhos e serviços.

Na Acertiva temos consciência disso. Graças aos nossos mais de vinte anos de conhecimento nos países LATAM, podemos colocar o melhor do nosso segmento à disposição dos nossos clientes. Nossos analistas e aliados estratégicos estão prontos para atender seus projetos. Envie-nos uma mensagem hoje para descobrir como juntos escreveremos sua próxima história de sucesso.



Fotografía de la mano de una persona tachando la casilla de felicidad en una encuesta impresa. Imagen de Nasim Nadjafi en Pixabay. (Español) / Fotografia da mão de uma pessoa marcando a caixa da felicidade em uma pesquisa impressa. Imagem de Nasim Nadjafi no Pixabay. (Português) / Photograph of a person's hand checking off the happiness box on a printed survey. Image by Nasim Nadjafi on Pixabay. (English)