Pesquisa de mercado para reduzir a incerteza

«Prevenir é melhor que remediar», diz um ditado popular e se aplica a várias áreas. No infográfico de quarta-feira, conversamos sobre questões de defesa civil. Seguindo esse teor, pode-se diminuir o risco ao decidir conhecê-lo. No entanto, qual é a fórmula de risco.

O risco é o resultado da multiplicação das ameaças (podem ser naturais ou antrópicas) por vulnerabilidade (o grau de exposição a uma ameaça e que é composto por variáveis ​​como nível educacional, nível de renda, idiossincrasia, política pública , entre outros) e dividido pela resiliência (o grau de retorno ao estado imediatamente anterior à sucessão da ameaça).

O desastre é a consumação de um risco e pode ou não estar próximo do cenário planejado anteriormente. A incerteza entre conhecer ou não o risco que enfrentamos é tratada de maneiras diferentes por cada grupo ou organização. O que é verdade é que, na maioria dos casos, o conhecimento do risco diminui a magnitude do desastre.

Na pesquisa de mercado, o que fazemos é reduzir a incerteza para nossos clientes, analisando as variáveis ​​solicitadas. Dependendo dos objetivos a serem perseguidos, temos ferramentas e técnicas para responder às perguntas derivadas de cada cenário proposto e, assim, apoiar decisões mais precisas, para que o objetivo definido seja alcançado com maior precisão.

Também é verdade que pesquisas de mercado, como defesa civil, são geralmente vistas como um desperdício de recursos e tempo. No entanto, em tempos de contingência, sempre aparece quem investiu em pesquisa de mercado e prevenção. Você precisa de ajuda com sua pesquisa de mercado? Queremos ajudá-lo.