A Era Dos Programadores De Pesquisa De Mercado

A interação entre pessoas que oferecem e solicitam produtos e serviços é uma tarefa interdisciplinar. Embora existam profissionais de marketing, isso requer as habilidades e o conhecimento de várias profissões para obter percepções perspicazes e realistas. Entre as profissões mais visíveis na pesquisa de mercado, encontramos Estatística, Probabilidade, Psicologia, Economia e Geografia.

No entanto, uma profissão começa a ganhar mais peso entre as que já se dedicam a estudos que buscam desvendar a oferta e a demanda. É sobre os programadores. Hoje vivemos em um mundo onde as soluções baseadas em software são bastante difundidas. Portanto, não é surpreendente que os especialistas em comunicação direta com computadores para obter resultados infinitos sejam cada vez mais solicitados.

Alguns céticos podem argumentar que já existem programas comerciais ou gratuitos para realizar muitas das tarefas de pesquisa mais comuns. E isso não é falso, mas seu uso traz algumas considerações. Por exemplo, seu custo às vezes não é lucrativo. Além disso, a capacidade de processamento em alguns programas é um pouco reduzida quando você deseja trabalhar com bancos de dados gigantescos. Outro problema é a segurança que oferecem.

Os programadores, como especialistas em escrever código em várias linguagens, como JavaScript, Python e R, podem ir além dessas barreiras. Poderia ser resumido em primeira instância que os limites que eles têm são a habilidade do programador, a natureza da linguagem com a qual ele trabalha e a capacidade do hardware. Uma grande vantagem de trabalhar com programadores é que eles podem definir processos como lotes quando precisam executar a mesma tarefa em bancos de dados semelhantes; isso com software comercial nem sempre é possível e, quando é, é muito limitado.

Além das habilidades que os programadores possuem, é interessante destacar alguns requisitos de seu perfil profissional. O pragmatismo que envolve o seu trabalho diário leva-os a oferecer soluções eficazes e eficientes. A atenção aos detalhes e o foco na segurança dos dados e do código são altamente valorizados para garantir a inclusão em diversas equipes de trabalho.

Como os programadores trabalham com diferentes tipos de elementos para escrever programas, deve-se reconhecer sua grande capacidade de abstração e definição de processos. Como se não bastasse, alguns programadores são capazes de oferecer soluções de visualização e consulta de dados por meio de interfaces online ou offline. Esses recursos são sempre bem-vindos quando se trata de esforços de pesquisa.

No entanto, existem alguns desafios que impediram ou retardaram o acréscimo de mais programadores à pesquisa de mercado em algumas regiões. Faltam esforços para vincular a pesquisa de mercado e as universidades nas quais os programadores se formam. Assim como as situações de Geomarkenting e Neuromarketing ocorreram há alguns anos, não é absurdo pensar em uma inovação chamada Infomarketing.

Não se esqueça de que o entendimento entre os analistas de mercado tradicionais e seus colegas programadores exige que ambas as partes tenham um conhecimento comum que facilite a comunicação ao colaborar. Por fim, o investimento no pagamento dos serviços dos programadores costuma ser recompensado com maiores receitas por poder oferecer produtos mais competitivos, robustos e personalizados.

A quarta revolução industrial requer quadros profissionais capazes de enfrentar os novos desafios de obter o máximo benefício das redes e dos dados. A pesquisa de mercado não ficou imune a essa transformação. Na Acertiva trabalhamos para estar sempre na vanguarda das tendências do setor. Nossos 18 anos de experiência nos apoiam. Escreva-nos agora para lhe contar como podemos fazer parte da sua próxima história de sucesso.