Neste dia, várias atividades são realizadas no âmbito do Dia Internacional da Mulher. O dia 8 de março simboliza a luta pelo reconhecimento da mulher em todas as facetas da vida. Essa situação é precedida pela desigualdade no acesso à renda e direitos equitativos entre os gêneros. Na América Latina, este problema está profundamente enraizado devido ao desenvolvimento histórico da região. Dentro da Pesquisa de Mercado, existem várias ideias que valem a pena revisar no âmbito desta data.
Em nosso segmento, avançou-se na colocação de gerentes e executivos de ambos os gêneros majoritários em agências e entidades de classe. No entanto, ainda existem lacunas que vale a pena identificar. Alguns casos específicos são atravessados por outras realidades locais e culturais. Dada a universalidade que envolve o conhecimento das pessoas, permite que os pesquisadores tenham maior abrangência de visão da vida. Como consequência, equipes com uma pluralidade de perfis podem ser vistas em nosso setor.
A articulação entre empresas de Pesquisa de Mercado e organizações da sociedade civil é outro aspecto que merece destaque. Muitas dessas iniciativas sem fins lucrativos visam resolver problemas sociais. Essa tarefa é talvez uma das aplicações mais diretas que o conhecimento de mercado oferece para mudar nosso mundo. Há uma variedade de iniciativas que ajudam a reduzir a falta sistemática de oportunidades para as mulheres. Para citar alguns exemplos, temos esforços para oferecer financiamento e consultoria baratos para a constituição de cooperativas.
Uma maneira de estar ciente de muitas situações é através do conhecimento de dados e informações. A Demografia e a Geografia como ciências auxiliares do Marketing oferecem uma infinidade de números e descobertas que ajudam a dimensionar o problema que as mulheres sofrem em alguns territórios ainda hoje. Isso leva muitas pessoas envolvidas com marketing a serem mais sensíveis aos problemas locais e as inspira a agir individualmente ou em companhia de mais interessados para amenizar a realidade.
Muitos projetos de pesquisa visam entender grupos de pessoas com um determinado perfil. Em muitos casos, busca atender segmentos de mulheres. Para levar a cabo estes projetos é necessário ter em conta as necessidades particulares do género feminino. Longe de contradizer a igualdade que se busca entre homens e mulheres, é fundamental compreender que devem ser oferecidas condições particulares para a participação igualitária das pessoas. Por exemplo, para convidar mães com filhos menores a participar de estudos, deve-se contemplar a flexibilidade de horários e oferecer serviços de creche para não dificultar o atendimento dos participantes.
Há muitas ideias que nos escapam devido ao tamanho do post do nosso blog. Como ideia final, queremos estabelecer que ainda há um longo caminho a percorrer para que possamos viver em um mundo menos desigual. O acesso às oportunidades deve ser limitado apenas pela habilidade e integridade dos participantes e não por gênero ou idade. A Pesquisa de Mercado pode ser uma poderosa aliada para atingir esses objetivos se as pessoas que fazem parte do setor continuarem envolvidas na construção de uma realidade melhor.
A Acertiva faz tudo o que está ao seu alcance para contribuir para a concretização destes objetivos. Em nossos quase 20 anos de experiência, colaboramos com associações civis cujo objetivo é melhorar nossa sociedade. Você faz parte dessas organizações? Você precisa de provedores de análise de mercado? Escreva-nos hoje para que você possa nos contar sobre suas necessidades e possamos responder a você sobre a maneira como podemos ser seus potenciais aliados na LATAM.
Short Link: