As Notícias São Úteis Na Pesquisa De Mercado?

Em capítulos anteriores deste blog, falamos sobre várias técnicas e ferramentas de pesquisa de mercado. No entanto, um deles não é abordado com suficiente frequência dada a sua natureza. Estamos falando do monitoramento da mídia em relação a um tema específico. Pode parecer um pouco distante do núcleo de atividades que mais se identificam com a nossa atividade, mas a verdade é que não é uma tarefa desconhecida para os analistas de mercado.

A revisão da mídia é uma tarefa que exige uma revisão muito cuidadosa das informações disponíveis. Em primeiro lugar, os temas e palavras-chave que serão coletados das diferentes mídias devem ser muito claros. Também é desejável definir quais fontes serão admitidas e quais não serão, com base em parâmetros como a seriedade da fonte ou a linha editorial que seguem. Após a pesquisa de notícias e artigos de opinião, resta a elaboração de um relatório que permite ao usuário obter rapidamente um resumo das notícias de um determinado período de tempo.

Aqui estão quatro razões pelas quais você deve considerar o rastreamento de mídia.

  1. Otimização do tempo. Os tomadores de decisão têm múltiplas responsabilidades a seu cargo. Uma delas é ser informado de forma verdadeira e oportuna. No entanto, adicionar esta função ao resto das atividades do seu dia é incompatível devido ao tempo envolvido. Por isso, essa tarefa pode ser terceirizada por meio de um analista externo que se encarrega de revisar constantemente as notícias e entregar como resultado um extrato com as principais descobertas.
  2. Hierarquia de resultados. Embora em muitos meios de comunicação as notícias já sejam apresentadas de forma temática, sua prioridade não corresponde aos interesses de seus usuários finais; especialmente quando se trata de altos funcionários. Nesses casos, a experiência e os critérios de um analista permitem que as notícias de uma reportagem sejam classificadas pelo seu grau de importância e não por outros parâmetros, como a data de publicação.
  3. Objetividade na seleção. Ter uma opinião externa pode ser muito útil na hora de se informar. A pesquisa de mídia, como outros tipos de técnicas, envolve uma grande disciplina que obriga o pesquisador a ser o mais imparcial possível ao relatar seus resultados. É comum que, por monotonia ou costume, os usuários finais da mídia discriminem um assunto ou um meio com base em sua experiência. Esta circunstância é inibida até certo ponto com o apoio de um analista externo.
  4. Criação de campanha de divulgação. Em alguns casos é possível compartilhar reportagens com uma equipe de trabalho. Para essas situações, será alimentado periodicamente um boletim que poderá ser disperso entre os potenciais leitores por meio de diferentes mecanismos como e-mail, intranet ou documento impresso; isso para citar apenas alguns exemplos.

Num mundo saturado de notícias, a participação da Market Research é valiosa como intermediária que, graças à sua experiência, sabe analisar e sintetizar o enorme conjunto de notas e artigos que circulam todos os dias. Na Acertiva podemos ajudá-lo com esta e outras necessidades de conhecimento dos consumidores latino-americanos. Escreva-nos hoje para que você possa nos contar sobre suas necessidades e nós lhe diremos como podemos ser seus aliados regionais na LATAM.



Pila de periódicos (español) / Pilha de jornais (português) / Pile of newspapers (English)