Em pesquisas de mercado, geralmente estamos familiarizados com algumas técnicas. Alguns deles, como entrevistas cara a cara, são bastante conhecidos por si mesmos e por estranhos. No entanto, existem várias possibilidades ao abordar um problema de pesquisa. Uma delas é avaliar como os consumidores examinam um produto com seus sentidos (geralmente alimentos ou produtos de cuidados pessoais).
Os testes organolépticos nos permitem apresentar uma amostra ao cliente em potencial, a fim de nos revelar qual o aroma, cor, textura e sabor que ele tem para ele. Esses testes requerem uma margem maior de recursos para sua realização bem-sucedida, embora possam impedir futuras perdas futuras se o produto for rejeitado por ser considerado indigesto, palatável ou aceitável.
Nem sempre a melhoria de alguma característica perceptível pelos sentidos garante o sucesso das vendas. A associação entre características sensoriais e as raízes de uma época ou certeza deve estar sempre presente nesses estudos. Embora quantitativamente tenha sido demonstrado em laboratório que uma característica é melhor que outra, os aspectos subjetivos podem pesar mais do que se cheiram melhor ou se a sensação ao toque é mais agradável.
Um exemplo de que alterações nas características organolépticas de um produto podem condená-lo ao fracasso, apesar de seu sucesso comprovado, foi o dos refrigerantes mais populares do mundo em 1985. Depois, e no meio da guerra das «filas», a marca em questão Ele escolheu modificar o sabor tradicional de sua bebida estrela.
Embora os porta-vozes da marca alegassem que os testes organolépticos relevantes foram realizados, a rejeição já é uma anedota na história. Esse caso conhecido moldou a viabilidade da marca na medida em que surgiram espontaneamente grupos nos Estados Unidos que lutavam pelo retorno da fórmula original.
Portanto, no desenho de uma avaliação organoléptica, a disposição para mudar e as associações conscientes e inconscientes que o mercado possui com um aroma ou sabor também devem ser avaliadas. Além do acima, é desejável realizar um teste piloto A / B com um segmento do público para corroborar as descobertas obtidas nas sessões de medição.
Short Link: