O universo de produtos e serviços disponíveis no mercado é imensurável. A internet está repleta de satisfatores dos mais diversos tipos e não faltam conteúdos que se referem a esse tema como mais uma curiosidade. Algumas das categorias são até motivo de rubores e certos tabus sociais. No entanto, isso não impede que as marcas e empresas por trás disso precisem de soluções de Pesquisa de Mercado.
Como realizar estudos de mercado de segmentos tão especializados e sensíveis? Como regra geral, bastaria seguir as boas práticas da guilda. No entanto, vale a pena rever algumas sugestões para que, se necessário, os projetos dessas categorias pouco comuns sejam um sucesso.
- Seja mente aberta. Muitas vezes, em estudos de mercado, devemos ser flexíveis e nos deixar surpreender. Desde que seja legal, não há setor do mercado que valha mais ou menos a pena analisar. Sabemos que nem todos os analistas têm a capacidade de sair de sua zona de conforto, mas aqueles que conseguem agregam experiências que enriquecem seu leque de competências.
- Garanta a privacidade dos participantes. Antes destacamos que quando estudamos temas sensíveis para o grosso do mercado pode vir acompanhado de uma maior resistência das pessoas em participar conosco. Assim como as marcas desses segmentos costumam garantir que nenhum amigo próximo ou ente querido saiba os detalhes de sua compra, também devemos garantir isso em estudos de mercado quando for o caso.
- Use bola de neve. Como estamos falando de nichos de mercado um tanto pequenos e muito específicos, será um desafio conseguir contatar pessoas que possam nos fornecer dados e informações para análise. Nesses casos, vale a pena usar a técnica de recrutamento «bola de neve». Em mais de uma ocasião, ao pesquisar um pequeno segmento, os consumidores criam uma comunidade e poderão se referir uns aos outros em um ambiente de confiança.
- Seja respeitoso com os outros. Parece óbvio, mas o ser humano tende a encarar o outro como uma ameaça. É por isso que podemos mostrar algumas atitudes defensivas quando nos sentimos desconfortáveis. Os analistas devem demonstrar profissionalismo e ser o mais objetivo e respeitoso possível com tópicos incomuns. Não estamos dizendo que uma pequena emoção genuína não seja permitida, mas deve-se sempre dar atenção prioritária ao que não devemos exatamente compartilhar.
Embora na prática rotineira existam problemas mais comuns do que outros, devemos estar sempre abertos a aprender sobre requisitos de pesquisa que possam testar a tolerância de mais de uma pessoa. Afinal, a Pesquisa de Mercado é uma atividade profissional que depende da curiosidade e do gosto pela resolução de problemas por parte das pessoas que estão envolvidas nesta disciplina.
Na Acertiva estamos atentos às suas necessidades de Market Research. Se você está procurando um aliado regional, escreva-nos hoje. Responderemos informando como podemos resolver seus requisitos de conhecimento do mercado latino-americano.
Short Link: