Como Abordar Um Tema Recente?

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado e rápido. Há algumas décadas, as inovações demoravam alguns anos para se espalhar pelo mundo. Você se lembra das estreias dos filmes de maior bilheteria? Antes eles não eram lançados em todo o mundo ao mesmo tempo e tínhamos que esperar que chegasse aos cinemas em nossa cidade com um certo atraso em relação à estreia em seu país de origem. A mesma coisa aconteceu com bens e serviços. Eles não estavam disponíveis em todos os lugares ao mesmo tempo.

No entanto, hoje nos acostumamos com notícias que chegam a qualquer lugar do globo na mesma data graças às novas tecnologias. Isso nos obrigou a viver em um ambiente cada vez mais vertiginoso, já que o intervalo de tempo entre uma novidade e outra quase desapareceu. O imediatismo obriga-nos ou a todos nós, incluindo as pessoas que nos dedicamos à Pesquisa de Mercado, a estarmos muito atentos para nos mantermos sempre atualizados.

Apesar disso, existem alguns fenômenos e situações que não se espalham uniformemente pelo mundo. Isso ocorre porque nem todas as regiões do mundo têm as mesmas condições. Alguns exemplos que podemos dar a este respeito são as diferentes velocidades de upload e download de dados de internet entre países, a oferta diferenciada de smartphones e a publicação de determinados conteúdos audiovisuais (não é à toa que algumas pessoas insistem em usar VPN para imitar a localização dos seus dispositivos).

O que fazer quando você quer saber sobre um assunto que é muito recente? Nessas ocasiões, o que podemos fazer primeiro é uma investigação de desktop que nos ajuda a encontrar qualquer informação existente sobre esse tópico de interesse. Se nesta primeira etapa todas as fontes foram esgotadas sem sucesso, é preciso ir a campo para indagar qualitativamente dos consumidores sobre o que eles sabem ou percebem a respeito do objeto de estudo. Em seguida, podem ser realizados inquéritos quantitativos para mensurar as variáveis ​​que já conhecemos e que se aplicam ao novo tema em análise.

Obviamente, o caminho de trabalho descrito acima é uma fórmula muito geral e pode não se aplicar a todos os casos. Em cada projeto, valerá a pena estabelecer uma mesa de trabalho com analistas que tenham larga experiência em pesquisa para que, com base em seus conhecimentos, possam propor a alternativa mais viável com base na situação particular de cada empresa ou marca. No entanto, pode-se considerar que a fórmula do estudo documental – estudo qualitativo – estudo quantitativo é muito útil para muitos casos.

Talvez de vez em quando haja uma tentativa de deixar o tempo passar e permitir que outras empresas e organizações se aprofundem nas novidades do mercado e as usem para satisfazer as necessidades de dados e informações. Este é um erro grave que pode resultar em perda de competitividade no meio e dar vantagem a quem investiu em pesquisa de ponta quando ninguém o fez antes.

Na Acertiva temos quase duas décadas de experiência no entendimento do mercado latino-americano. Colocamos nossa equipe de análise e pesquisa de campo à sua disposição para atender às suas necessidades em nossa região. Escreva-nos hoje para nos contar sobre seus projetos. Podemos ser seus aliados regionais.



Un brote o retoño (español) / A sprout (English) / Um surto (português)