No trabalho do pesquisador, existem dois tipos principais de raciocínio. Cada um deles nos permite obter novos conhecimentos sobre o mundo ao nosso redor. No entanto, cada um tem suas próprias particularidades e serve melhor em determinadas circunstâncias. Hoje nós queremos conversar sobre isso. Vamos revisar as características gerais de cada tipo de pensamento e em quais casos é sugerido usá-las na Pesquisa de Mercado:
A. Raciocínio indutivo. Esse tipo de pensamento estabelece generalizações a partir da experiência universal. Requer um trabalho objetivo e imparcial de observação dos fatos para entender. Seu foco varia do particular ao geral. Isso nos ajuda a estruturar o conhecimento teórico e a prever fatos ainda não vistos com base nos já observados.
Esse tipo de pensamento é frequentemente usado em pesquisas de mercado em técnicas como etnografia, entrevistas e sessões aprofundadas. Seu uso é recomendado quando existem poucos estudos anteriores sobre um fato. É semelhante à metodologia qualitativa. As perguntas que ele resolve são «como» e «por que».
B. Raciocínio dedutivo. Nesse caso, o entendimento começa do geral até chegar a conclusões particulares. As descobertas resultantes desse tipo de pensamento são definidas e caracterizadas independentemente da teoria ou princípio universal. Permite-nos a confirmação correta de hipóteses de princípios teóricos já conhecidos.
Em nosso ambiente, esse tipo de entendimento é usado em técnicas como censo e pesquisa. É recomendado quando você tem muitos estudos anteriores de um fenômeno, para que os objetivos de uma investigação sejam limitados a «avaliar» suposições derivadas do que já foi observado. Ele se identifica com a metodologia quantitativa e responde às perguntas «quanto» e «quais».
O pensamento dedutivo e indutivo não é necessariamente mutuamente exclusivo. Em muitos casos, as práticas recomendadas indicam que, para entender completamente um fato, você deve começar com a abordagem indutiva e terminar com a dedutiva. Compreender cada tipo de julgamento pode economizar tempo ao projetar a abordagem metodológica e técnica de cada projeto de estudo de mercado.
Short Link: