Várias partes interessadas, como clientes, analistas, fornecedores e consumidores, estão envolvidas na execução da pesquisa de mercado. Satisfazer as necessidades de todos é uma grande responsabilidade, pois em caso de erro, incorre-se em gastos desnecessários. Entre os aspectos a definir ao planejar um estudo estão a metodologia e a escolha das técnicas. Para escolher um deles, todas as circunstâncias do momento devem estar claras.
Quanto maior a incerteza sobre as condições do campo antes da execução, maior a probabilidade de cometer retrabalho. Em geral, existem alguns elementos que pesam mais que outros na hora de definir se será utilizada a abordagem qualitativa ou quantitativa. Por isso listamos quatro aspectos que devem estar sempre bem definidos antes de iniciar um projeto de campo.
Tempo. Os parâmetros que nos permitem atender aos objetivos de uma investigação podem ser registrados em uma matriz de variáveis. Um deles é o número de dias, semanas ou meses disponíveis para concluir todas as etapas operacionais. Quanto mais tempo disponível, maior o número de opções de métodos e técnicas para escolher. Caso contrário, devem ser consideradas apenas as alternativas que não requerem muitos dias, como algumas técnicas qualitativas.
Orçamento. Em muitas áreas da vida, cumpre-se uma regra geral que determina que quanto mais preço você paga, melhor o produto ou serviço recebido. Em Marker Research pode ser extrapolado da mesma forma em alguns casos. Por exemplo, se o tempo é curto, mas há orçamento suficiente, é possível aumentar o número de entrevistadores. Também é possível desenvolver sessões de grupo simultâneas para encurtar o tempo de pesquisa de campo.
Universo. A população que vamos estudar também influencia o caminho que podemos seguir para atingir um objetivo. Quanto mais acessível for uma população, menores serão os requisitos e maior será a escolha de metodologias. Entre as características do universo que devem ser consideradas estão seu tamanho, sexo, idade, perfil psicométrico, etc.
Incidência. Nem sempre há uma relação diretamente proporcional entre o tamanho de uma amostra ou população e a taxa de resposta. Se a taxa de incidência não for conhecida antes de iniciar um estudo, é melhor fazer um teste piloto com a metodologia que melhor atenda aos objetivos. Em caso de resultado negativo, os ajustes necessários podem ser feitos antes de avançar para a fase principal.
Há mais elementos a serem considerados, como as facilidades disponíveis em cada local, a experiência do pessoal de análise e levantamento de campo, o grau de conhecimento espontâneo da categoria a ser estudada, para citar apenas alguns. Ao combinar essas características com os objetivos, os analistas de mercado oferecem sua melhor proposta. Se você citar ou planejar um estudo, vale a pena estar aberto às recomendações de especialistas para obter resultados válidos e confiáveis.
Na Acertiva temos um time de analistas e aliados estratégicos prontos para te ajudar a conhecer os consumidores e a oferta na LATAM. Colocamos à sua disposição nossos vinte anos de experiência embasando decisões bem-sucedidas. Envie-nos uma mensagem hoje para nos contar suas necessidades e diremos como podemos ajudá-lo a escrever sua próxima história de sucesso.
Short Link: