Todos os anos são desenvolvidos vários projetos de pesquisa de mercado de diferentes tipos; qualitativo ou quantitativo. Independentemente da metodologia escolhida, é sempre uma etapa crítica planejar adequadamente cada estudo. Desta forma é possível tomar as melhores decisões ao estabelecer as etapas e os tempos que precisaremos para atingir nossos objetivos.
Por isso vamos enumerar os passos fundamentais que não podem faltar em nenhum projeto de estudo de mercado.
Relevância de fazer um estudo. Embora esta etapa pareça óbvia, desde o início é crucial definir se os problemas ou dúvidas que temos sobre um determinado fenômeno podem ser resolvidos com pesquisas de mercado ou se, pelo contrário, podem ser cobertos por outros meios. No primeiro cenário vamos estabelecer um protocolo de pesquisa.
Determinação da população-alvo. É nesta fase que temos de escolher se vamos abordar o target ou consumidor-alvo que já devíamos conhecer desde o início ou se vamos procurar alguma outra abordagem que pode ser a população em geral ou um segmento dela com certas características de nosso interesse e que nos permitem atingir nossos objetivos.
Definição da amostra. Como já referimos noutros posts deste blog, é impossível na grande maioria dos casos, dados os tempos e os orçamentos de que dispõe a maioria dos interessados, realizar um censo. Por isso, é necessário definir uma amostra representativa que nos permita obter dados e informações que sejam um reflexo de todo o universo.
Escolha de uma técnica. É necessário determinar, se optamos por uma metodologia qualitativa ou quantitativa, a técnica que nos permite atender da melhor maneira possível a todos os nossos objetivos e recursos disponíveis. Entre as técnicas mais conhecidas estão entrevistas presenciais, grupos focais (virtuais ou online), etnografias, entrevistas em profundidade, painéis, etc.
Supervisão. Essa etapa realmente precisa estar presente durante toda a execução do projeto. Esta tarefa nos obriga a definir ações de avaliação e correção das áreas de oportunidade no momento em que são identificadas; se ocorrem durante a execução das técnicas ou na análise dos dados, para citar alguns exemplos. Essa supervisão pode ser feita na mesa ou em campo e deve considerar parâmetros mensuráveis e tangíveis.
Análise. Quando as entradas de campo já estão disponíveis, os analistas podem fazer várias revisões para limpar os bancos de dados extremos ou errôneos que podem afetar os cálculos. Posteriormente, realizam-se os tabulares e as operações necessárias para poder responder às questões que deram origem ao estudo.
Recomendações e conclusões. É a fase final de qualquer Estudo de Mercado. Esta etapa é quando é elaborado um documento ou uma série de documentos onde estão refletidas as principais descobertas, que podem ser apresentadas na forma de resultados de análises e propostas de ações preventivas ou corretivas para melhorar os processos das marcas ou realizar outras operações como planos de negócios ou de comunicação.
A planejamento de pesquisas de mercado é uma tarefa crítica, pois dependendo da atenção dispensada ao desenho do projeto, poderemos obter um estudo válido que não apresente maiores dificuldades em sua execução. Assim, a nossa investigação representará um passo em frente para cumprir os propósitos estabelecidos.
Na Acertiva, temos duas décadas de experiência planejando e executando Pesquisas de Mercado em diferentes países da América Latina, como Brasil e México. Envie-nos um e-mail hoje para compartilhar suas necessidades e, por sua vez, informaremos como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.
Short Link: