4 Conceitos Demográficos Usados ​​Em Pesquisa De Mercado

O objeto de estudo da Pesquisa de Mercado é fundamentar e reduzir a incerteza nas decisões das pessoas que elaboram planos de marketing. A troca de bens e serviços é uma atividade realizada por pessoas e é por esta última razão que muitas ciências sociais tendem a ser poderosas aliadas para aprofundar o conhecimento dos consumidores.

Dentre as disciplinas que a Market Research utiliza estão Economia, Geografia, Antropologia, Psicologia, Sociologia, Semiótica, entre outras. A Demografia também está incluída neste grupo. Esta ciência intimamente ligada à Estatística é responsável por caracterizar as populações humanas do ponto de vista quantitativo.

É por isso que listamos hoje quatro conceitos demográficos básicos que os analistas de mercado aplicam em muitos projetos.

  1. Quantificação. Talvez a informação mais básica que muitos pesquisadores de mercado precisam saber seja o número de pessoas em um determinado mercado. Normalmente, existe uma relação diretamente proporcional entre o tamanho de um mercado e outras variáveis ​​de marketing, como o número e o tamanho dos pontos de venda e o volume da oferta.
  2. Territorialização. Conhecer os limites espaciais do local onde vive um segmento da população-alvo é a segunda categoria de estudo demográfico de maior interesse nos estudos de mercado. Embora alguns escopos territoriais sejam assumidos com base nas divisões político-administrativas de muitos países, às vezes novos zoneamentos ou áreas são desenhados com base em necessidades particulares de pesquisa. Um caso clássico disso são as Nielsen Zones.
  3. Descrição. Conhecer as características das populações é uma tarefa muito perseguida em Marketing. Isso se deve ao fato de que em nossos dias a oferta e a demanda se tornaram hiperespecializadas. Ou seja, é preciso conhecer mais atributos dos potenciais consumidores para focar os esforços das marcas em nichos cada vez mais específicos.
  4. Evolução. Graças ao avanço das tecnologias, é possível coletar e analisar um número impressionante de dados em tempos cada vez mais curtos. Antecipar mudanças nas populações na forma de aumentos, diminuições e migrações permite que as pessoas que desenham planos de negócios se preparem para cenários de médio prazo.

Embora a princípio pareça uma tarefa um tanto simples e até rotineira, o domínio e a análise de dados demográficos exigem uma profunda experiência e compreensão de conceitos da matemática e de outras ciências, a fim de aproveitar ao máximo os insumos obtidos no campo e de fontes secundárias. É por esta razão que as agências de pesquisa de mercado certificam-se de ter especialistas neste campo.

Na Acertiva temos quase vinte anos de experiência em pesquisa de mercado na América Latina. Se você está procurando um aliado regional para desenvolver seus estudos de marketing, pode nos escrever para que possamos lhe dizer como podemos ser seus fornecedores na região.



Imagen de recortes de dibujos de hogares y familias (español) / Imagem de recortes de desenhos de casas e famílias (Português) / Image of cutouts of drawings of homes and families (English)

Deja una respuesta