4 Pontos A Serem Considerados Ao Recrutar Médicos

A pesquisa de mercado não se concentra apenas em compreender a oferta e a demanda de produtos de consumo em massa nos supermercados. Os estudos também são realizados em segmentos especializados. Um desses setores é o da Medicina. Laboratórios e marcas do segmento de saúde realizam pesquisas todos os anos para entender melhor as pessoas e suas necessidades em termos de prevenção e assistência à saúde. Portanto, não é incomum que médicos estejam envolvidos em estudos. Em não poucos projetos, eles são convidados a participar de diversas atividades, a fim de reunir sua experiência com o tratamento de pacientes e sua prática médica.

Desta forma, são reunidos elementos suficientes para melhorar os produtos e serviços oferecidos em farmácias, hospitais, clínicas e outros pontos semelhantes. O recrutamento de médicos, enfermeiras e outras pessoas dedicadas a esse segmento envolve mais desafios do que recrutar o consumidor médio. Como na maioria dos perfis com características muito específicas, a convocação de profissionais implica um maior investimento de recursos. Aqui estão quatro pontos a serem considerados quando a convocação de médicos for incluída em sua metodologia de pesquisa.

  1. Tempos de recrutamento. Embora na pesquisa de mercado os tempos disponíveis nem sempre sejam os que desejamos para realizar um projeto de forma despreocupada, quando se trata de perfis médicos, é preciso ter muita cautela com os prazos. Não obstante, como em muitos outros estudos, quanto menos tempo disponível para recrutar, maior o investimento, também é verdade que os analistas devem ter um tempo razoável para ter a oportunidade de validar os perfis dos convidados. Os prazos de recrutamento devem ser suficientes para que os controles de qualidade sejam seguidos à risca e a partir daí com o pé direito.
  2. Incentivos. Em muitos países, existem regulamentações que impedem os médicos de participarem ativamente de atividades pagas por marcas no setor de saúde ou de pesquisa de mercado. Nos locais onde não existem restrições que nos impeçam de os convidar, deve ter-se em atenção que o investimento em incentivos é superior ao de outros perfis sem exigência de atividade profissional. Em muitos casos, valerá a pena conhecer os custos médios das consultas de cada especialidade para calcular os recursos necessários para iniciar projetos neste setor.
  3. Cronograma. Os compromissos de horários de trabalho que médicos e analistas de mercado possuem nem sempre têm pontos em comum. Dada a sua prática profissional, a equipe de Medicina, Enfermagem e Assistência Social gerencia horários de trabalho que os impedem de acompanhar os analistas às atividades propostas nos horários habituais. Portanto, sugere-se ser flexível com eles e permitir o desenvolvimento das tarefas ou reuniões que planejamos fazer com eles em horas e dias fora do horário normal de expediente.
  4. Sobre a taxa. Ainda que ajustemos nosso calendário para garantir a entrevista com um médico, seu trabalho não é isento de emergências que o obrigam a cancelar consultas já confirmadas. Por isso, ao contrário de outros perfis cuja cota não é tão elevada, quando se trata de convites a médicos, deve-se contemplar um maior número de perfis de apoio para aquelas situações em que são obrigados a fornecer um igual ou por motivo de força maior devem ser recusados para participar conosco, mesmo no último minuto.

Em nossos mais de 18 anos de experiência, temos trajetória em pesquisa no setor médico. Por isso, conhecemos em primeira mão as demandas e exigências de clientes que realizam estudos na área da saúde. Colocamos à sua disposição nossa cobertura na América Latina e nossa equipe de analistas para atender às suas necessidades neste segmento. Entre em contato conosco hoje para lhe contar como, juntos, escreveremos sua próxima história de sucesso.