4 Recomendações Para Realização De Estudos De Impacto Social

Alguns dos tópicos mais conhecidos dentro da prática de Pesquisa de Mercados incluem estudos de satisfação, testes de conceito e avaliação de hábitos e costumes. Porém, existe uma outra faceta do setor que nos leva a entender e conhecer os problemas e necessidades das pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

Como já mencionamos em outras entradas deste blog, uma das muitas orientações que a Market Research tem a ver com os estudos de Impacto Social. Nesse segmento, nossa disciplina disponibiliza ferramentas de análise social para aqueles que precisam delas para aprofundar as causas dos problemas e as condições que aumentam a exposição das pessoas a condições de atraso de diferentes tipos.

Por isso, listamos nesta semana quatro aspectos que devem estar presentes em qualquer projeto de pesquisa na área social.

Analistas sensibilizados. Via de regra, os analistas encarregados de trabalhar as questões que envolvem o consumidor e o consumo costumam ter uma orientação objetiva voltada para a resolução dos objetivos do Marketing. No entanto, para se envolver em questões sociais, além de ter a experiência e as habilidades de nossa especialidade, é necessário ter formação em estudos sociais e formação nos temas mais recorrentes desta matéria. Também é desejável que tenham vocação para realizar pesquisas com grupos vulneráveis ​​sem prejudicar a objetividade de sua prática profissional.

Ter informações básicas sobre a área ou grupo em estudo. Embora diversas investigações de impacto social tenham como objetivo aprofundar as características de um segmento-alvo, todos os dados e informações anteriores são sempre bem-vindos e que esclareçam as principais condições dos territórios onde vivem as pessoas que nos interessa conhecer, pois neste assim é possível escolher as melhores técnicas e ferramentas disponíveis para tornar a abordagem o mais prática e segura possível.

Otimize os recursos disponíveis. Quando se aborda a questão do orçamento de projetos de impacto social, em muitos casos, nem sempre estão disponíveis todos os recursos do que em investigações em outros setores. Em diversas ocasiões, o motivo da realização desses estudos é responder às questões de projetos maiores que incluam tomadas de decisão transcendentais, seja no setor público ou privado. Pelo motivo listado acima é que os orçamentos disponíveis costumam ser muito apertados e o planejamento de sua utilização deve ser o mais eficiente possível.

Adapte-se ao ambiente. Os lugares onde vivem e/ou trabalham as pessoas que queremos conhecer suas características ou condições de atraso são geralmente lugares atravessados ​​por diversos tipos de violência. Sabendo disso, as equipes de campo devem estar preparadas e se adaptar a essas circunstâncias para garantir a segurança e tranquilidade tanto das pessoas que vão ser abordadas quanto dos pesquisadores que chegarão de fora para evitar infortúnios para uma ou outra parte.

A Pesquisa de Mercado também cumpre um propósito diferente do que muitos acreditam ser seu único objetivo: ajudar marcas e empresas a tomar melhores decisões. No entanto, também colabora com Associações Civis, ONGs e Organismos Públicos no planeamento e obtenção de informação e dados prioritários para a conceção e lançamento de programas de apoio às pessoas mais necessitadas.

Sempre que estiver em nossas mãos, a Acertiva se coloca à disposição para colaborar com iniciativas de Impacto Social na realização de estudos que busquem uma mudança positiva para todos. Se você está prestes a desenvolver um Estudo de Mercado na América Latina, convidamos você a nos escrever para que nos conte sobre seu projeto e nós, por sua vez, possamos contar como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.



Vista de Mumbai. Imagen de A MH en Pixabay. (Español) / Vista de Bombaim. Imagem de A MH no Pixabay. (Português) / Vista de Bombaim. Imagem de A MH no Pixabay. (English)