Como Escolher Entre O Uso De Pacotes De Software E Programação Em Pesquisa De Mercados?

Uma das atividades mais comuns dentro da Pesquisa de Mercado é a análise de dados e informações. A realização dessa tarefa pode, por vezes, representar um desafio para mais de um analista. No entanto, graças às tecnologias que temos hoje à nossa disposição, a execução dessas funções pode ser simplificada para gastar o tempo recuperado em atividades de maior valor.

Para os propósitos desta entrada de blog, consideraremos duas alternativas para realizar a análise dos bancos de dados. A primeira dessas possibilidades é o software; seja escritório ou especializado. Alguns dos programas são de código fechado, pois foram pensados ​​para serem manipulados por usuários sem muito conhecimento de informática e geralmente exigem um custo para seu uso. Outros são de código aberto e o custo é gratuito ou voluntário.

A segunda alternativa são as linguagens de programação. Através deles é possível escrever programas personalizados que informam ao computador todas as tarefas que queremos que ele execute sem os limites que os softwares empacotados costumam ter. No mesmo programa podemos configurar a execução das análises, a elaboração de gráficos e mapas, e a redação de relatórios de constatações. No entanto, para aproveitá-los, são necessários usuários com formação nesta matéria.

Por isso, hoje listamos alguns motivos que devemos levar em conta na hora de escolher se vamos usar programas de software ou programas em uma linguagem que cubra nossas necessidades de análise.

Metas. Saber o que queremos responder é um bom ponto de partida para poder escolher o caminho que devemos seguir para concretizar os nossos projetos de investigação. Se precisarmos apenas responder a perguntas muito básicas que podem ser respondidas com estatísticas descritivas, como frequências e variações padrão, não serão necessários mais recursos do que a maioria dos pacotes de escritório disponíveis para a grande maioria dos analistas. Caso contrário, se formos desenvolver análises muito complexas de bases de dados muito grandes, será necessário recorrer a programas mais sofisticados e até programar códigos personalizados para as nossas necessidades.

Orçamento. Ela dita os limites do que podemos fazer. Há momentos em que apenas pacotes de escritório estarão disponíveis para atender aos nossos objetivos de pesquisa, pois muitos desses programas já fazem parte de pacotes de negócios. Outra opção dentro desse caminho são os pacotes de código aberto que permitem alguma flexibilidade de adaptação para usuários intermediários. Noutro cenário, se os recursos forem suficientes, podemos recorrer a soluções mais sofisticadas como as de programação direta e que tenham acesso a tarefas baseadas em inteligência artificial como o ChatGPT e programas muito mais especializados para análise e resolução de constatações.

Hardware. Se já estamos esclarecidos sobre os dois pontos anteriores, um terceiro a ter em conta é o equipamento que temos à nossa disposição. Nesta área, os colaboradores da área de sistemas poderão nos ajudar a resolver esta questão, pois dependendo dos computadores e suas especificações técnicas como memória RAM, capacidade de discos rígidos de estado sólido e processadores, poderemos acessar tais ou tais soluções informáticas para resolver as questões definidas nos objectivos das nossas investigações.

Funcionários. Este ponto pode ser decisivo apesar de ter contemplado os já listados acima. A experiência e treinamento dos analistas é relevante porque embora possamos ter acesso a bons equipamentos e programas e linguagens potentes, sem o treinamento necessário dos colaboradores para seu máximo aproveitamento, pouco se pode gerar com eles. Nos últimos anos, escolas e universidades têm feito grandes esforços para incluir mais e melhores conteúdos em seus currículos que contemplem esse aspecto. Em outras situações, os analistas continuarão seu treinamento por conta própria ou por meio de educação fornecida por seus locais de trabalho.

Esses motivos que acabamos de descrever são essenciais para a tomada de decisões na hora de investir na área de operações e logística de nossas empresas. O objetivo deste exercício de reflexão é escolher os melhores elementos ao nosso alcance para oferecer os serviços mais relevantes aos nossos potenciais clientes.

Na Acertiva trabalhamos todos os dias para estar na vanguarda das mais recentes inovações tanto em programas como em linguagens de programação aplicadas à Pesquisa de Mercado. Colocamos à sua disposição nossa experiência de 20 anos na América Latina. Diga-nos hoje por e-mail quais são suas necessidades e entraremos em contato com você contando como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.



Fotografía del detalle de un monitor de computadora mostrando parte del código de un programa. Imagen de James Osborne en Pixabay. (Español) / Fotografia do detalhe de um monitor de computador mostrando parte do código de um programa. Imagem de James Osborne no Pixabay. (Português) / Photograph of the detail of a computer monitor showing part of the code of a program. Image by James Osborne on Pixabay. (English)