Consumo diante do COVID-19

Saia de casa e compre um suco ou um lanche antes de chegar ao escritório. Vá com amigos ao cinema ou ao teatro para ver as últimas novidades em entretenimento. Tome café da manhã em uma rede de fast food em um fim de semana para variar a rotina. Essas e outras compras que antes eram diárias para um segmento de pessoas, hoje é uma memória que produz estresse, ansiedade e depressão.

Ontem, uma conhecida franquia pediu a seus seguidores que apoiassem seus adversários (eles os nomearam um por um) consumindo seus produtos. Vimos este tipo de pedido de apoio em pequenas marcas locais que têm raízes maiores no seu ambiente imediato. Essa medida pode ser um sinal de fadiga da rede, devido aos últimos meses de marasmo.

COVID-19 afetou o consumo da maioria das categorias. Os motivos são muito variados e para cada produto ou serviço as causas são específicas. O comportamento geral nos últimos meses se traduziu em uma diminuição nas compras devido às medidas de confinamento que muitos países adotaram e na diminuição ou perda de renda para muitas pessoas.

Negócios como alojamento, restauração, entretenimento, turismo e produtos e serviços de luxo médio sofreram graves repercussões que levaram várias unidades a encerrar definitivamente. Aqueles que não o fizeram estão perto de fazê-lo. Em parte, isso alimentou as manifestações em várias cidades, as quais temos testemunhado por meio das notícias nos últimos dias.

É verdade que em algum momento vamos superar essa emergência de saúde. No entanto, quando a emergência acabar, o mercado será diferente daquele que conhecíamos antes de termos que usar a máscara correta e regularmente. Será um momento de repensar a forma como o comércio vem se desenvolvendo para que seja mais resiliente e mais próximo de novos desafios.

Nem todo mundo passou por maus bocados nesta contingência. Os setores farmacêutico, de desinfecção e de alimentos tiveram uma recuperação. No entanto, isso é temporário e murchará assim que a normalidade for restaurada: seja o que for. É hora de começar a planejar para enfrentar o mundo que nos espera no dia em que a pandemia de COVID-19 for declarada terminada.

Para isso, é prioritário ter conhecimento oportuno e detalhado do que as pessoas esperam de quem os fornece. A pesquisa de mercado é uma atividade fundamental, pois fornece as ferramentas para projetar o plano de resposta para o amanhã que virá, mas que às vezes vemos muito longe … e não é na realidade.