Conhecer as tendências de comportamento das pessoas tem sido um dos objetivos das pesquisas de mercado. Ficar à frente dos patrões é vital para investir de maneira mais eficiente. No entanto, estudar os aspectos subjetivos que regem nosso comportamento é uma tarefa muito trabalhosa e complexa.
No entanto, existem alguns princípios gerais que são conhecidos há alguns anos e são usados por muitos para obter maior lealdade e confiança do cliente. Um deles é oferecer experiências. Há várias décadas, a funcionalidade dos produtos e serviços consumidos era altamente privilegiada. Durabilidade e design prático foram favorecidos por muito tempo. Hoje, as prioridades mudaram.
Obter experiências em muitas ocasiões é tão ou mais valorizado que as características tangíveis daquilo que pode satisfazer as nossas necessidades. Portanto, não é estranho que consumamos algo porque nos faz sentir parte de um grupo exclusivo ou porque percebemos que ter um determinado produto nos aproxima de um estilo de vida que almejamos alcançar.
A individualização é um fenômeno que se circunscreve a esta tendência: falar diretamente com cada pessoa desperta em muitos um sentimento de familiaridade e tranquilidade. Apelar para emoções universais e uma ampla gama de identificação também são úteis para garantir uma resposta positiva das pessoas.
Mais um exemplo desta prática é o apelo constante à nostalgia de muitos segmentos para relançar conteúdos e bens que hoje regressam do passado. A experiência de reviver tempos anteriores por meio de certos satisfatores tem um bom nicho de mercado e foi abordada por muitas marcas e empresas.
Saber o que as pessoas querem, valorizam e priorizam é uma tarefa complexa de entender e muda com o tempo. A pesquisa de mercado está constantemente trabalhando nesses tópicos. Hoje, com as ferramentas e técnicas disponíveis, é possível descrever padrões quase em tempo real. No entanto, analistas de mercado são necessários para obter o máximo das soluções disponíveis.
O desenvolvimento de experiências é uma tarefa que bem executada pode resultar em bons resultados na sua realização. Na Acertiva sabemos o valor dessas descobertas para os interessados. Nossa trajetória nos permite integrar sua equipe na hora de abordar esse tipo de estudo. Você quer saber mais? Contate-nos.
Short Link: