O Efeito Lindy Ou Como Prever O Futuro

Há 50 anos imaginávamos que em 2021 boa parte da humanidade estaria usando carros voadores, viajando pelo espaço ou se teletransportando. Algumas previsões se concretizaram, como o uso de videochamadas ou telefones celulares que podem responder a muitas perguntas … Outros não. A questão é: existe uma ferramenta que nos permite prever melhor o futuro?

Recorte de ilustração mostrando como você imaginou o futuro décadas atrás

Felizmente, existe uma regra relativamente simples que pode ser muito útil para prever o futuro, considerando o poder das ideias de transcender o tempo e o espaço: o efeito Lindy. Em essência, esse princípio parte da máxima do filósofo Sófocles:

«Você pode matar uma pessoa, mas não pode matar uma ideia»

Sófocles

O nome do «Efeito Lindy» tem origem em um artigo que Albert Goldman publicou em 1964 na revista The New Republic a partir da observação do mundo do teatro. Na década de 1960, o restaurante Lindy em Nova York era um ponto de encontro popular para atores da Broadway. Após observar com curiosidade o comportamento do mundo do entretenimento, principalmente os sucessos e fracassos das estrelas, Goldman formulou a seguinte hipótese: os atores que tiveram maior exposição no passado também teriam maior exposição no futuro.

Fotografia em vitrines de teatro da Broadway

Vários anos depois, o «Efeito Lindy» foi retomado e popularizado novamente por Nassim Taleb em vários de seus livros, como «The Black Swan» ou «Antifragile». Taleb reafirmou o efeito Lindy da seguinte forma: «a expectativa de vida de objetos não perecíveis, como ideias ou tecnologias, é proporcional à idade atual.» Este efeito implica envelhecimento reverso para conceitos ou técnicas. Ou seja, pode-se esperar que a expectativa de vida de uma entidade intangível seja pelo menos o dobro de sua vida anterior; ou seja, eles não envelhecem, ao contrário, à medida que mais tempo passa, suas expectativas de continuar no futuro aumentam.

Tomando o «Efeito Lindy» como guia, poderíamos nos aventurar a fazer algumas previsões para o futuro:

  • A participação dos audiolivros continuará a deslocar os livros impressos – a transmissão oral de informações remonta à pré-história
  • Continuaremos a usar o transporte sobre rodas pelos próximos 100 anos – a invenção da roda remonta ao Neolítico
  • Shakespeare e Cervantes continuarão a ser amplamente lidos e estudados no século 22 – suas publicações estão em circulação desde o século 16.
  • Continuaremos a usar mapas para nos guiar – os mapas mais antigos datam de 2300 AC na Babilônia

Muitas vezes ficamos deslumbrados com uma nova tecnologia, ideologia, produto ou invenção. O efeito Lindy nos ajuda a colocar essas inovações em perspectiva. No final do dia, devemos nos perguntar como esta invenção representa a continuação de uma ideia ou tecnologia mais antiga que provou sua utilidade e sobreviveu ao longo dos anos.

As metodologias atuais de pesquisa de mercado podem ajudar a decifrar o sucesso de um novo produto ou serviço. Se você estiver interessado em avaliar o potencial futuro de sua nova ideia ou produto, entre em contato conosco para solicitar um orçamento em contato@acertiva.com