O Formato Online Vale A Pena No Novo Normal Da Pesquisa De Mercados?

Nestes primeiros dias de 2024 muitas pessoas começaram a cumprir as suas resoluções de Ano Novo. Entre elas está assumir a vida como se a pandemia da COVID-19 não tivesse ocorrido. Embora seja verdade que a Organização Mundial de Saúde declarou em Maio do ano passado que a Emergência Sanitária devido a esta doença tinha terminado, o mesmo não aconteceu com a pandemia. Neste inverno houve um aumento de casos de doenças causadas por patógenos que se espalham por aerossóis, entre os quais podemos acrescentar também a gripe e o vírus sincicial respiratório.

Este último é efeito do facto de milhões de pessoas terem deixado de observar as medidas sanitárias que aprendemos durante os primeiros anos da situação que conseguiram manter-nos em casa durante semanas e atingir a marca de disponibilizar uma série de vacinas ao população que conseguiu reduzir o risco de morrer ou ficar gravemente doente, mas não de contrair a doença SarsCov2. Esta situação impulsionou todas as soluções baseadas na Internet. Sem este impulso, o progresso deste sector teria sido adiado por mais alguns anos. Por isso, listamos quatro motivos pelos quais vale a pena continuar apostando no formato virtual.

Economia nos orçamentos. Num mundo dominado pelo formato presencial, grande parte dos recursos teve que ser investida no aluguel ou aquisição de imóveis. Seja para pagamento de cargos temporários ou permanentes, o valor exigido por esta rubrica não é menor. Graças ao facto de parte dos processos poderem ser realizados de forma totalmente normal à distância ou em modo híbrido, tem sido possível direcionar os excedentes para outras áreas como a investigação e a formação contínua.

Maior alcance geográfico. Quando os projetos eram desenvolvidos apenas presencialmente, muito dependia da abrangência que a fricção do espaço nos permitia. Para citar um exemplo, para o recrutamento de grupos focais havia limitações para fazer convites aos participantes com base na sua acessibilidade ao local das atividades. Agora com a opção de realizar a mesma atividade remotamente é possível convidar pessoas que moram mais longe e assim considerar experiências diferentes das clássicas.

Prazos mais curtos. Através de alternativas online também foi possível reduzir os tempos de conclusão de algumas tarefas. Muitas plataformas e aplicações já possuem processos que facilitam a captura de dados e informações e fornecem ferramentas de análise aos pesquisadores. Também é possível reduzir tempos de viagem que de outra forma seriam desperdiçados no trânsito ou em viagens de ônibus ou avião.

Melhor qualidade de vida. Um objectivo último das novas tecnologias é permitir que a Humanidade seja mais produtiva e alcance melhores condições de vida. Graças aos múltiplos benefícios de poder trabalhar a partir de qualquer lugar onde tenha ligação a uma rede estável de Internet e através de um computador competente, é possível conciliar melhor a vida pessoal com a vida profissional, ao contrário do formato presencial.

Também é verdade que o formato remoto apresenta diversas desvantagens que devem ser levadas em conta para atingir os objetivos dos nossos estudos. No entanto, é relevante manter atualizadas as lições aprendidas em 2020, à medida que começamos a virar a página da situação que deixou um trauma popular em quase todo o mundo. Na próxima semana listaremos as virtudes da modalidade presencial.

Na Acertiva estamos atentos às orientações das autoridades de saúde para manter nossos processos atualizados diante de qualquer eventualidade. Isto é possível, entre outros motivos, graças às nossas mais de duas décadas de experiência em Pesquisa de Mercado na LATAM. Escreva-nos agora para nos contar sobre suas necessidades. Por sua vez, responderemos a você sobre como juntos tornaremos sua próxima história de sucesso uma realidade.



Fotografía de una persona trabajando desde casa con una laptop. Imagen de Firmbee en Pixabay. (Español) / Fotografia de uma pessoa trabalhando em casa com um laptop. Imagem de Firmbee no Pixabay. (Português) / Photograph of a person working from home with a laptop. Image by Firmbee on Pixabay. (English)