O mercado pós COVID-19: algumas tendências

2021 começou com a esperança de ser capaz de deixar para trás a pandemia COVID-19 em curto prazo. Embora em alguns lugares as campanhas de vacinação estejam correndo com pressa e em outros estejam tentando iniciar a reativação econômica, também é verdade que os efeitos da contingência de saúde continuarão conosco por muito tempo.

O século 21 começou com uma série de conjunturas que levaram a várias mudanças iminentes, como a digitalização de processos e atividades que não exigiam absolutamente a presença física de pessoas. A transição para a virtualização de tarefas parecia algo distante, dadas as condições e resistências de vários segmentos e espaços. No entanto, esse cenário mudou no ano passado.

O medo do contágio e os regulamentos de saúde ditados por quase todos os países do mundo levaram a redefinir como as pessoas viviam com seus pares. Foi a internet que nos levou a poder viver o distanciamento físico sem um distanciamento social forçado. Embora muitos retomem suas atividades presencialmente assim que for permitido, também é verdade que algumas transformações já serão permanentes ou coexistirão por um tempo com suas alternativas presenciais.

Na América Latina, atividades como a projeção de filmes em grandes cinemas mostram que a realidade que a conhecíamos antes não vai mais voltar. As pessoas não iam mais aos cinemas com tanta frequência, graças ao surgimento das plataformas de streaming que permitem que fitas e séries sejam consumidas em casa a custos muito competitivos desde antes dos bloqueios. Hoje existem muitas notícias de cadeias de cinema que estão à beira da falência ou em processo de tornar os recursos disponíveis mais eficientes.

Outras atividades que estão no mesmo cenário dos cinemas são serviços financeiros e de banco privado, venda e aluguel de videogames e brinquedos e marketing de mídia impressa. Essas atividades, por não dependerem mais de filiais físicas, vendedores ou mercadorias tangíveis, aceleraram sua migração para as plataformas online. Embora seja verdade que todas as suas versões analógicas não irão desaparecer, seu apogeu pode já ter ficado para trás.

Compreender as preocupações e as novas necessidades dos consumidores é um desafio para redefinir a vida quando a pandemia já faz parte da história. Investir em ver em primeira mão como as tendências de consumo e produção continuarão levará a uma vantagem em meio a esta era de mudanças rápidas e abruptas.

A pesquisa de mercado é uma atividade que também está se adaptando a este novo mundo: painéis de consumo via internet, focus groups online e big data são apenas algumas das novas soluções que saíram das mãos da chamada Quarta Revolução Industrial.

Na Acertiva entendemos as necessidades emergentes e trabalhamos para estar sempre a par das novas tendências e soluções para sermos um aliado estratégico dos nossos clientes e colaboradores. Estamos atentos às suas mensagens para compartilhar com você como podemos escrever sua próxima história de sucesso juntos.