O Paradoxo Da Inovação: Renove Ou Morra

O mundo começa a virar a página de uma forma ou de outra após uma situação histórica de saúde. E com este regresso ao mais próximo da normalidade anterior, algumas atividades têm de se reinventar novamente. Alguns setores souberam aproveitar a onda de novos costumes sabendo que era um fenômeno transitório. É o caso do segmento de suprimentos para reduzir o risco de contágio. A demanda por máscaras faciais e gel antibacteriano não é a mesma de vários meses atrás. No entanto, esta não é a única atividade que deve fazer uma avaliação rápida do futuro para garantir sua sobrevivência a longo prazo.

O entretenimento é uma área do mercado que se fortaleceu desde que as revoluções industriais anteriores aumentaram o tempo livre da população. Aquele tempo longe das fábricas e escritórios teve que ser satisfeito com várias opções. No início havia espetáculos de circo, óperas, peças de teatro e concertos. Com o passar das décadas, a oferta de filmes aumentou nos cinemas e depois nos lares. Séries que conseguiram conquistar um nicho importante entre o público foram recentemente adicionadas.

Focar no mercado de séries e filmes não é para menos. Nos últimos anos assistimos a várias revoluções que nos fizeram pensar quais os novos paradigmas que vão dominar o mercado de forma mais ou menos regular e permanente ao longo do tempo. Apesar das transformações incessantes e contínuas, alguns modelos de negócios costumam ser estáveis ​​e rentáveis ​​por um bom período de tempo.

Antes, as fitas eram exibidas nos cinemas e depois de um tempo foram para a telinha. Depois vieram os DVDs e eles tiveram que conviver com os cinemas com uma janela de tempo um pouco menor. Com melhorias no acesso à internet banda larga, servidores estáveis, plataformas seguras e a confiança dos produtores de conteúdo, estamos vivenciando confrontos entre o mundo do cinema e do streaming para determinar qual dos dois é a meca principal.

A conhecida plataforma da red N conseguiu inovar um mercado com muitos anos de antecedência. Um caso bem conhecido em Marketing é o erro cometido pela marca dominante de locação de VHS e DVD no final do século XX ao não aceitar a oferta da então incipiente locadora de filmes pelo correio e hoje uma plataforma de locação de filmes online. O tempo passou e hoje o modelo de negócio deste último já foi replicado por quase todas as empresas de conteúdo. O mercado de streaming antes visto como um sólido monopólio hoje se diversificou apesar dos esforços da primeira marca que nos convenceu a contratar um plano mensal para poder ver todos os elementos de seu catálogo no conforto de casa criando conteúdo inédito sem os resultados esperados .

En varios certámenes dedicados a premiar lo mejor del cine y las series se ha puesto sobre la mesa el debate de cuánto tiempo más los productos que no se proyecten primero en cines o cadenas de televisión no podrán competir en igualdad de condiciones con sus equivalentes que aún fazem-no. Embora a crise da saúde tenha afastado muitas pessoas dos cinemas, apesar do aumento do tempo livre de qualidade devido ao trabalho em casa, a tendência em algumas regiões do mundo mostra uma espécie de boom no comparecimento ao cinema.

Em vários concursos dedicados a premiar o melhor do cinema e das séries, colocou-se na mesa o debate sobre até quando os produtos que não forem exibidos primeiro nos cinemas ou nas redes de televisão não poderão competir em igualdade de condições com os seus equivalentes que ainda fazem. Embora a crise da saúde tenha afastado muitas pessoas dos cinemas, apesar do aumento do tempo livre de qualidade devido ao trabalho em casa, a tendência em algumas regiões do mundo mostra uma espécie de boom no comparecimento ao cinema.

A lição do caso apresentado hoje é que a inovação não é um fim: é uma jornada. Depois de encontrar um modelo ou oferta que atraia seus clientes-alvo, você deve trabalhar duro para antecipar ao máximo suas necessidades futuras. Não importa quão seguro o panorama pareça, sempre haverá concorrentes procurando melhorar o que já existe ou, quando apropriado, replicá-lo. Para promover a inovação dentro das marcas, a Pesquisa de Mercado é um investimento fundamental. Quer começar a inovar na sua marca? Na Acertiva podemos ajudá-lo.