O Que É Análise FOFA?

Também conhecida como análise SWOT por sua sigla em inglês, é uma ferramenta poderosa para conhecer em uma única visão as circunstâncias que uma marca ou empresa enfrenta em um determinado lugar e tempo. É uma matriz de quatro segmentos onde o positivo e o negativo são contrastados com o interno e o externo.

Na Pesquisa de Mercado, geralmente são utilizados como mecanismo para a síntese de achados encontrados em fases anteriores, como a revisão de fontes secundárias e entrevistas. Eles são muito úteis para o planejamento de redução de riscos e gerenciamento de crises. Abaixo listamos os quatro componentes deste instrumento.

  1. Forças. É o resultado da confluência dos aspectos positivos e internos do assunto sob escrutínio. Nessa área, geralmente são elencados todos aqueles ativos e aspectos intrínsecos como experiência, trajetória, prestígio, capacidade instalada, relações públicas, carteira de clientes, propriedades intelectuais e materiais, investimentos, etc.
  2. Oportunidades. Esta área lista os aspectos positivos e externos da organização avaliada. Aqui listamos as condições macroeconômicas e macropolíticas favoráveis. Também podemos observar neste item a aceitação do produto ou serviço no mercado, baixa concorrência, segurança jurídica e facilidades comerciais.
  3. Fraquezas. Neste segmento, observam-se as condições negativas e internas da pessoa moral que avaliamos. Entre os temas que podemos considerar nesta área estão a estrutura do quadro de pessoal da empresa, rotatividade de funcionários, desconhecimento de um mercado e do cliente-alvo, falta de dados e informações críticas, alta dependência de fornecedores externos, entre outros.
  4. Ameaças. Finalmente temos a confluência de aspectos negativos e externos. Podemos incluir nesta seção as incertezas em questões econômicas, legais e políticas. Existem também fenômenos naturais ou causados ​​pelo homem que podem afetar ou retardar operações e logística, como terremotos, incêndios, epidemias, guerras e ataques; para citar apenas alguns exemplos.

Na Acertiva conhecemos o mercado latino-americano há 19 anos. Precisa aplicar estudos de mercado na LATAM? Escreva-nos hoje para conhecer suas necessidades e podemos compartilhar com você a maneira como podemos satisfazê-las.



Deja una respuesta