O Que São Estudos De Elasticidade De Preço?

Quando abordamos o marketing em seu nível mais básico, aprendemos a importância dos quatro p’s clássicos: local, promoção, produto e preço (embora hoje se fale em nada menos que sete p’s). Falaremos sobre o último hoje. O custo para o cliente final é um fator que em muitos casos acaba por ser determinante para o consumidor na hora de fazer a sua escolha de compra de forma racional.

Não é para menos. O preço, por ser um atributo quantitativo e comparável a outros fatores como a renda do consumidor, costuma ser considerado com grande atenção pelas pessoas. Essa atenção aumenta ainda mais quando enfrentamos situações que tornam a receita cambaleante e ameaças à economia crescente, como a desvalorização cambial e a inflação.

Na pesquisa de mercado, o estudo de preços não nos é estranho. A análise da elasticidade de preço é um tipo de análise comumente realizada por analistas quantitativos. Nesta classe de investigações, as equipes de pesquisa de campo são usadas para coletar registros suficientes dos consumidores atuais e potenciais. Os questionários mostram o conceito do produto ou serviço e, posteriormente, perguntam sobre preços e padrões de consumo.

Entre os achados desse tipo de estudo estão os que listamos a seguir:

  • a) Preço mínimo aceitável. É o menor valor pelo qual o consumidor adquiriria um bem sem questionar sua qualidade.
  • b) Preço médio. É o valor que a maioria dos consumidores aceita como o mais adequado.
  • c) Preço máximo aceitável. É o valor mais alto pelo qual o consumidor adquiriria um bem sem rejeitá-lo.
  • d) Coeficiente de elasticidade. Este valor indica a natureza da relação entre demanda e preço de um bem. Se indica inelasticidade, o preço do produto afeta muito pouco sua demanda. Isso ocorre com bens essenciais ou com forte fidelidade à marca. Se, ao contrário, esse coeficiente indica elasticidade, a interpretação tradicional nos mostra que qualquer mudança no preço do bem modificará em algum grau sua demanda.

Embora haja mais dados e informações a serem obtidos a partir de um estudo de elasticidade de preço, os dados listados acima são os mais comuns. Sabemos que em muitos casos o custo para o público costuma ser determinado exclusivamente pelas áreas de compras e operações das empresas. Porém, investir em estudos de mercado sobre o preço de nossa oferta pode nos ajudar a não ficarmos fora do mercado; seja porque são considerados muito baratos ou excessivamente caros.

Na Acertiva contamos com uma equipe de analistas com experiência em pesquisas quantitativas e qualitativas de preços. Graças aos nossos 18 anos de experiência, podemos colocar nossos conhecimentos e conselhos ao seu alcance no desenvolvimento de projetos deste tipo. Escreva-nos hoje para que possa nos contar sobre suas necessidades e nós possamos compartilhar com você como, juntos, escreveremos sua próxima história de sucesso.