Quais Aspectos Devem Ser Levados Em Consideração Ao Fazer Um Central Location Test?

A experiência organoléptica induz muitas decisões de compra. É por esta razão que alguns projetos de Pesquisa de Mercado exigem a realização de testes com pessoas cujo objetivo é avaliar e aprofundar as percepções derivadas das características visuais, táteis, olfativas, auditivas e gustativas de um produto. Por enquanto e apesar dos grandes avanços da tecnologia, é muito difícil medir estes atributos se não for num local físico.

Embora existam testes de produtos com amostras plantadas em casa, esta última técnica impede um maior controle sobre o exame do produto em análise. Por outro lado, os Testes de Localização Central (CLT em inglês) oferecem maiores vantagens além de garantir melhor controle das circunstâncias das avaliações. Por isso, listamos alguns fatores que você deve sempre levar em consideração para desenvolver um CLT com sucesso.

Tenha uma localização central estratégica. Como o nome da técnica indica, é fundamental garantir a segurança do(s) espaço(s) físico(s) que abrigará(ão) a etapa de levantamento de campo e aplicação dos testes. Esses recintos deverão ter a área, mobiliário e espaços necessários como cozinha e câmaras Gesell que o projeto exige. No entanto, haverá ocasiões em que quartos de hotel com gravação em circuito fechado ou residências poderão ser utilizados para tais fins. Em qualquer caso, devem ser acessíveis a todos os recrutados.

Garanta a mensagem ou o fornecimento de amostras. O objetivo de um CLT é disponibilizar aos avaliadores amostras de produtos ainda não lançados no mercado ou apresentações de satisfatores ainda não disponíveis na sede do estudo. Portanto, antes mesmo de iniciar o recrutamento, é uma boa prática garantir primeiro a chegada de todos os estímulos e amostras. Caso surjam atrasos nesta última fase, não serão incorridas despesas adicionais de recrutamento e incentivos.

Conheça a taxa de incidência. Dada a magnitude da CLT, que exige uma considerável mobilização de recursos e pessoal para sua correta implementação, é importante saber antecipadamente o grau de penetração do produto a ser disponibilizado aos avaliadores. Caso contrário, a execução das fases pós-recrutamento poderá ser atrasada por dificuldades em atingir as quotas de convite.

Faça um teste piloto. Mesmo tendo todos os elementos necessários para iniciar os testes, é fundamental realizar uma primeira avaliação que teste o planejamento. Devido à sua complexidade, mesmo depois de feita uma preparação minuciosa, só depois da execução do protocolo é que são descobertas áreas de oportunidade que podem ser resolvidas sem colocar em risco o resto da investigação.

O Central Location Test representa investimentos significativos que não podem ser considerados levianamente. No entanto, quando realizados sem problemas, produzem resultados valiosos que outras técnicas não conseguem igualar. Neste post do blog não listamos todos os fatores que acreditamos que podem te ajudar a tomar melhores decisões, mas com esses quatro primeiros você terá um bom ponto de partida. Futuramente publicaremos uma segunda parte.

Na Acertiva temos experiência neste tipo de técnicas e em algumas outras graças aos nossos mais de 20 anos no segmento. Contamos com analistas e aliados estratégicos que irão ajudá-lo a realizar seus estudos de mercado em diversos países da América Latina. Você tem um estudo de mercado chegando? Então envie-nos hoje mesmo uma mensagem para que juntos possamos escrever sua próxima história de sucesso.



Fotografía de una sala con cocina. Imagen de R-region en Pixabay. (Español) / Fotografia de uma sala com cozinha. Imagem da região R no Pixabay. (Português) / Photograph of a room with a kitchen. Image by R-region on Pixabay. (English)