Quais São Os Quatro Outros Elementos Que Podem Fazer Parte De Um Relatório?

A elaboração de relatórios de estudos dentro da Pesquisa de Mercado é uma atividade repleta de possibilidades. Isso porque com o passar do tempo e o surgimento de novas técnicas e metodologias, os relatórios tradicionais que poderíamos conceber como meras encadernações impressas e que hoje aparentemente se parecem com um livro ou caderno podem ter uma infinidade de formas e apresentações.

Na semana passada listamos quatro elementos que podem ser considerados os mais clássicos na prática. Porém, hoje queremos focar naqueles documentos que reúnem os resultados de um projeto que não são tão comuns e que começaram a ganhar importância nos últimos anos. Por isso, listamos mais quatro elementos que podem fazer parte de um relatório de estudo de mercado hoje.

Diagramas. São representações geométricas frequentemente utilizadas para delinear uma série de ideias ou um conjunto de etapas consecutivas que, de outra forma, exigiriam um maior número de recursos. Existem diferentes tipos destes. O tipo escolhido dependerá dos objetivos que cada analista persegue ao captar os resultados de cada investigação.

Vídeos. Eles fazem parte do conteúdo multimídia. No nosso post da semana passada mencionamos as fotografias que fazem parte deste grupo. Em casos particulares como os que incluem o desenvolvimento de grupos focais, será necessária a recolha de testemunhos que atestem a celebração destas atividades e permitam a análise posterior de fatores como a linguagem corporal ou a paráfrase de temas.

Bases de dados. Em alguns casos, os documentos que recolhem as conclusões de uma investigação podem incluir anexos que contêm algumas bases de dados que devem obrigatoriamente fazer parte do relatório final, caso contrário alguns resultados poderão ser lidos fora de contexto. Adicioná-los facilita a consulta rápida e é considerado apenas para aqueles dados que merecem ser revisados ​​em breve, sem recorrer a outros recursos externos.

Protótipos. A elaboração desses elementos é pensada e fabricada para investigações como as que avaliam usos e hábitos. Também são considerados na criação de relatórios onde analistas de mercado colaboram com designers e comunicadores e que é necessário capturar em um modelo de produto ou embalagem as sugestões que os tomadores de decisão devem visualizar.

Nas entradas do nosso blog, em vez de perseguir o objetivo de fazer uma lista exaustiva de todos os elementos que podem fazer parte dos relatórios de pesquisa de mercado, queremos rever brevemente aqueles que são mais comuns na nossa indústria e que, com base na nossa experiência, têm maior probabilidade de atender às necessidades de muitas pessoas.

Na Acertiva sabemos a importância de elaborar relatórios adequados às necessidades dos nossos clientes. Quando precisar realizar um Estudo de Mercado conte conosco para poder sintetizar as recomendações e resultados dos seus projetos. Colocamos à sua disposição a experiência dos nossos analistas. Estamos aguardando sua mensagem onde você compartilha suas necessidades e por sua vez podemos responder como juntos podemos escrever sua próxima história de sucesso.



Fotografía de impresiones de un reporte con una pila y una pluma encima. Imagen de Dmitriy en Pixabay. (Español) / Fotografia de impressões de relatórios com uma pilha e uma caneta em cima. Imagem de Dmitry no Pixabay. (Português) / Photograph of printouts from a news report with a stack and a pen on top. Image by Dmitry on Pixabay. (English)