Qual É O Escopo Da Pesquisa De Desktop?

Muitas técnicas podem ser usadas para atingir os objetivos da pesquisa de mercados. Os métodos escolhidos para responder às questões de estudo dependerão da natureza de cada projeto. Dentro da metodologia quantitativa encontramos Desk Research. A revisão de fontes talvez seja uma das formas de responder às questões mais ligadas à atividade acadêmica nas Universidades. Porém, tem seu nicho de uso no Marketing.

Em outros posts deste blog, esclarecemos que quando um tópico é criado muito recentemente, é necessário revisar os documentos disponíveis para esgotar todas as informações de fundo existentes. Quando o objeto de estudo não está tão próximo no tempo, isso nos ajuda a verificar e fortalecer os achados obtidos em campo.

Hoje, compartilhamos quatro escopos que a pesquisa de desktop ou gabinete possui.

  • Recursos disponíveis. Embora pareça uma afirmação um tanto óbvia, a profundidade e o detalhamento do resultado de uma análise documental dependem do número de fontes revisadas. Antes da revolução do computador, isso acontecia às custas da disponibilidade de livros e bancos de dados impressos. Isso tornou esse trabalho muito trabalhoso e limitou as investigações de desktop. Hoje, a busca por dados e informações pode ser feita virtualmente, mas mesmo agora os analistas enfrentam alguns obstáculos, como restrições na cobrança de taxas, dados em formatos não públicos e excesso de fontes em algumas circunstâncias.
  • Desejável especialização. A realização de uma investigação tem um procedimento universal. No entanto, nem todos os temas são da mesma natureza. No Marketing é comum que diferentes áreas do conhecimento sejam tocadas dependendo de cada cliente ou marca. Um estudo no início do ano pode ser sobre o mercado de móveis para banheiro e o próximo pode abordar o consumo de leite em supermercados. Para cada tema, o analista deve dedicar uma etapa inicial da análise para se familiarizar com os termos técnicos e as práticas e organizações do setor.
  • Disciplina social. Ainda hoje, as pesquisas de escritório são realizadas por analistas humanos que estudam o comportamento das pessoas. Por isso, o critério e a experiência dos pesquisadores são cruciais para discernir entre dezenas e centenas de dados e informações existentes. Apesar de ser um fato conhecido as áreas de oportunidade que os humanos têm devido à nossa subjetividade, as inteligências artificiais ainda têm problemas para distinguir os significados culturais e empíricos de certos conceitos que podem causar, no melhor dos casos, um constrangimento.
  • Regionalização operacional. Embora vivamos em um mundo globalizado, as diferenças geográficas persistem com base no idioma, na cultura e na nacionalidade. Como regra geral, é desejável contar com analistas especializados para cada mercado regional devido à complexidade dos requisitos de análise para o entendimento completo de cada fonte local. Caso contrário, imprecisões, conclusões muito superficiais e atrasos podem ocorrer.

É também um facto que em muitas áreas o tempo de uma vida não seria suficiente para fazer uma revisão (ainda que superficial) de toda a documentação existente num determinado momento. Aqui, a capacidade do analista de discriminar entre o que é prioritário e genuíno e o que não é é crucial. Por esses e alguns outros motivos, os gabinetes de pesquisa ainda são utilizados para atender as necessidades de marcas e empresas que investem em Pesquisa de Mercado.

Na Acertiva temos especialistas nesta técnica. Escreva-nos hoje para compartilhar seus planos de estudos futuros e, por sua vez, colocar à sua disposição nossos quase 20 anos de experiência no setor na LATAM.



Imagen ilustrativa de una laptop y una computadora de escritorio (español) / Illustrative image of a laptop and a desktop computer ( English) / Imagem ilustrativa de um notebook e um computador desktop (Português)