Cada língua é um universo por si só. No uso e na ordem de suas palavras podem ser traçados aspectos históricos e comportamentais de cada povo. As ciências sociais, entre as quais encontramos a Sociologia e a Geografia, estão muito conscientes disso e costumam dedicar vários estudos ao assunto. A Pesquisa de Mercado conhece bem essa prática e dá muita atenção a esse tema na prática do dia a dia.
Ao conceber instrumentos de recolha de informação, deve ser dada atenção suficiente à forma como as perguntas são formuladas e as ideias expressas que ajudarão os consumidores a participar nos nossos projectos. É por esse motivo que no nosso post da semana listamos quatro aspectos de grande importância quando utilizamos a linguagem em nosso segmento.
Abordagem. Em vários idiomas existem fórmulas ou palavras que definem o tipo de vínculo que os interlocutores possuem. Em alguns casos pode ser muito formal e em outros pode ser definido como muito familiar e próximo. Ao planejar um estudo, deve-se considerar que tipo de abordagem os entrevistadores devem ter com as pessoas. Resultados como a taxa de resposta e a qualidade da informação recolhida dependem desta decisão.
Vocabulário. Existem vários setores de consumo que podemos abordar. Quando nos concentramos em produtos de consumo de massa, podemos pensar em formas universais de nos expressarmos. Porém, também é possível que nos deparemos com sindicatos com jargões que precisam ser conhecidos com clareza. É essencial ter certeza de que todas as palavras usadas são inequívocas na sua compreensão.
Sinônimos. Como já falamos acima, em cada idioma existem particularidades quanto às palavras que os compõem. Com aqueles que possuem uma grande variedade de dicionários, é tentador usar muitas opções de adjetivos e conceitos para oferecer ensaios divertidos e estimulantes. Porém, antes disso, deve-se priorizar o uso racional e simple na hora de escrever para obter os melhores resultados. Se forem utilizadas palavras com o mesmo significado, é obrigatório verificar se são realmente iguais.
Empréstimos. Dependendo de cada cultura e idioma, é necessário ponderar as palavras estrangeiras para que uma ideia seja claramente compreendida. Em culturas herméticas e fechadas, palavras de outras línguas ficarão mal em determinados cenários; mesmo que sejam estritamente essenciais, pois não existem alternativas nativas. Pelo contrário, haverá situações em que as palavras estrangeiras serão insubstituíveis para uma revolta correta.
A comunicação entre clientes e agências de Market Research é um requisito indesculpável para corresponder aos objetivos e escopo da redação de questionários, guias e materiais de apoio. Nos cenários mais agradáveis, o uso ineficaz da linguagem pode atrasar ligeiramente uma determinada atividade. Em casos mais extremos, pode inviabilizar uma sessão devido à incapacidade dos consumidores de estarem na mesma página que os investigadores.
Na Acertiva temos mais de duas décadas de experiência na realização de projetos de entendimento de mercado. Colocamos nosso conhecimento ao seu alcance para que seus projetos na América Latina sejam a ponta de lança de sua marca ou empresa. Se você tiver alguma dúvida chegando, entre em contato conosco. Responderemos a você sobre como juntos tornaremos possível sua próxima história de sucesso.
Short Link: