Que Diferenças Existem Entre Estudos Quantitativos E Qualitativos?

A tarefa de entender as pessoas por meio de suas decisões de compra é muito complexa. O ser humano possui uma complexidade que tanto fascina quanto desafia os pesquisadores que ousam se aprofundar em nosso comportamento. Dentro da Pesquisa de Mercado existem duas abordagens principais para cumprir esta missão: quantitativa e qualitativa.

Em outras entradas neste blog, expandimos alguns dados e informações sobre este tópico. Agora, queremos apontar algumas diferenças entre as duas abordagens. Não queremos que sejam tomadas como oposições irreconciliáveis ​​entre um ponto de vista e outro. Além disso, ambas as metodologias podem ser aplicadas no mesmo projeto, mas levando em conta e objetivamente o escopo de cada uma. Por esta razão, elencamos quatro aspectos distintivos da execução de estudos quantitativos e qualitativos.

  • Tamanho da amostra. Para desenvolver uma pesquisa qualitativa, deve-se considerar um grande número de participantes, pois o objetivo é entrevistar uma parcela da população que seja representativa dela. Por esse motivo, é comum trabalhar com amostras de centenas de participantes desse tipo de projeto. Em contraste, os estudos qualitativos perseguem amostras muito menores, da ordem de poucos participantes. O último é feito para coletar informações contrastantes entre membros do mesmo universo.
  • Duração dos questionários. Ao realizar um estudo qualitativo, o tempo para a realização de uma entrevista deve ser curto. Os participantes que respondem às nossas perguntas geralmente são abordados na via pública, em suas residências ou por meio de ligação telefônica, para que tenham alguns minutos para colaborar. Por outro lado, quando se fala em projetos qualitativos podemos ter mais tempo já que as sessões deste foco buscam mais profundidade e por isso são desenvolvidas em locais mais confortáveis; Vamos pensar em grupos focais e entrevistas em profundidade como exemplo.
  • Especialidade de analista. Embora não haja limitações para isso, os profissionais de marketing geralmente se concentram em apenas um tipo de estudo. É comum ver que os pesquisadores quantitativos se concentram mais no desenho da amostra, nos cálculos estatísticos e na supervisão para atingir seus objetivos. Os analistas do tipo qualitativo são mais propensos ao contato próximo e direto com os participantes, possuem conhecimento médio ou profundo dos temas a serem estudados e analisam mensagens de códigos não verbais.
  • Propósito. Muitas vezes, os estudos quantitativos têm o objetivo de alimentar bases de dados para interpretar um fenômeno entre os consumidores. As perguntas abertas não costumam ser muito utilizadas nesse tipo de pesquisa, pois a fase quantitativa tende a buscar confirmar ou refutar algumas suposições observadas anteriormente. A abordagem qualitativa, por sua vez, persegue informações, percepções, emoções e experiências dos consumidores que são difíceis ou impossíveis de abordar por outros meios, seja porque em outros contextos as pessoas não expressam isso ou é difícil para elas verbalizar sem a ajuda de um moderador.

Dados os objetivos de um estudo, uma abordagem ou outra será usada. Como previmos, haverá mais de uma ocasião em que uma mistura de ambos é implementada, desde que respeitadas suas características próprias. Um martelo é útil para martelar e não tanto para serrar. Por isso, a colaboração de especialistas na área será sempre bem-vinda para nos ajudar a determinar qual dos dois caminhos é o mais adequado para cada projeto.

Na Acertiva temos quase vinte anos de experiência desenvolvendo estudos de mercado na América Latina. Você tem um projeto no horizonte? Escreva-nos hoje para que você possa nos contar sobre suas necessidades e podemos dizer-lhe como podemos ser seus aliados em potencial em nossa região.



Imagen ilustrativa de un cuaderno y un lápiz (Español) / Imagem ilustrativa de um caderno e um lápis (Português) / Illustrative image of a notebook and a pencil (English) | Fuente de imagen - Fonte de imagem - Source of image: JuanMarcelFrancia en-em-in Pixabay