Que Elementos Dão Identidade À Sua Marca?

Uma pessoa tem atributos que lhe permitem distinguir-se dos outros. Entre estes temos o nome, aparência física, personalidade, estilo de roupa, endereço, entre outros. As marcas não são exceção. O mercado é composto por inúmeros deles. Séculos atrás, quando havia poucos fornecedores, a ideia de uma marca não era tão relevante para os consumidores. Com o crescimento da oferta, surgiu a real necessidade de distinguir produtos e serviços com um selo que os distanciasse de imitações ou falsificadores.

Hoje em dia, as próprias marcas são um ativo muito valioso para as empresas. Não é para menos. Ter características que o diferenciem da maioria e que tenham a fidelidade dos consumidores vale ouro. Quantas vezes não testemunhamos que determinados itens são comprados com entusiasmo singular apenas pela marca que os oferece? Ou, em casos extremos, quantas vezes já ouvimos falar de pessoas que procuram uma marca por causa da própria marca?

É por isso que hoje listamos alguns dos elementos característicos que as marcas precisam desenvolver para se destacar das demais.

  • Nome. É o elemento mais básico. Ter um nome que seja fácil de aprender e que seja muito característico pode parecer uma tarefa simples a princípio. No entanto, escolher este não está livre de obstáculos. Nomes que produzem confusão entre o que se oferece e o que se quer projetar devem ser evitados. Você também deve ter cuidado se escolher um em um idioma diferente do nativo, pois à medida que a marca cresce e lança sua internacionalização, pode cair em situações embaraçosas.
  • Logotipo. A identidade gráfica é talvez a parte mais visível e lembrada das marcas. Seja por meio de um logotipo, um isotipo ou um isologo, as formas e a fonte utilizadas estão no final dos primeiros elementos que os consumidores vão lembrar. As formas retas costumam ser escolhidas para marcas de prestígio que buscam projetar tradição. Em vez disso, as formas arredondadas são frequentemente usadas para marcas que desejam ser vistas como inovadoras e amigáveis.
  • Cor. Muito se tem falado sobre a teoria das cores e as marcas estão cientes disso. As cores neutras costumam estar relacionadas ao poder, elegância e sofisticação. A cor laranja está relacionada à vitalidade. Verde com vida e ecologia. Amarelo de alegria. A cor roxa é identificada com poder. Azul com espiritualidade e calma. Como regra geral, é recomendável não usar muitas cores para uma imagem de marca. No entanto, neste momento em que se busca a diversidade, a combinação de várias cores não é incomum.
  • Figura ou forma. Em algumas ocasiões, pessoas das mais variadas latitudes reconhecem uma marca apenas por ver a imagem de uma determinada garrafa ou embalagem. Essa característica de identidade é extremamente atrativa para as marcas, pois é uma forma de vincular os consumidores a elementos que todos são capazes de distinguir com um único estímulo.
  • Personalidade. Por fim, queremos falar sobre os valores, atitudes e comportamento das marcas. Há alguns que se destacam por seu alto senso de status e outros que são muito joviais e tendem a estar atentos às últimas tendências da moda. Essa característica às vezes é difícil de estudar e perceber, pois depende tanto do que a marca projeta ativa e passivamente quanto de seus próprios consumidores.

Na Acertiva, conhecemos essas características. É por isso que temos uma equipe de analistas prontos para ajudá-lo a aprofundar o reconhecimento da sua marca. Seja usando técnicas qualitativas ou quantitativas, nossos pesquisadores podem ajudá-lo a realizar seus estudos de mercado com sucesso graças aos nossos mais de 18 anos de experiência. Escreva-nos hoje para descobrir suas necessidades para que juntos possamos escrever sua próxima história de sucesso.