Saber administrar uma marca ou empresa inclui muitos aspectos que às vezes podem parecer esmagadores. A Pesquisa de Mercado é um aliado de primeira linha que permite o planejamento de decisões com o menor risco possível. No entanto, existem algumas questões básicas que às vezes são ignoradas porque se acredita que a resposta é conhecida com certeza e em profundidade dentro das organizações. Estamos falando sobre o consumidor-alvo.
E é que muitas das atividades de marca de uma empresa dependem desse parâmetro. São poucos os produtos ou serviços que são universais e consumidos pelo mercado em geral. A realidade hoje é que cada bem oferecido pelas empresas tem um nicho específico. Se o perfil desse consumidor for desconhecido, podem ocorrer erros de comunicação, preço e logística; para citar apenas alguns dos mais comuns.
A definição do consumidor-alvo pode ocorrer em diferentes momentos da vida de uma marca. As melhores práticas recomendam tê-lo estabelecido antes de lançar algo no mercado, pois desta forma campanhas publicitárias, faixas de preços e outros aspectos podem ser desenhados com base nele. Caso contrário, você sempre pode usar um estudo de mercado para identificar as características de quem consome o que é oferecido.
Um exercício que nos permite avaliar o grau de conhecimento da pessoa ou pessoas que consomem a nossa oferta é descrevê-la com o maior detalhe possível. Essa descrição inclui todos os atributos de uma pessoa comum: sexo, idade, nível socioeconômico, emprego, personalidade, estrutura familiar, tipo de casa em que reside, hábitos de consumo, hobbies, entre outros. Quanto mais detalhada a descrição, melhor o grau de conhecimento do consumidor-alvo. A segunda fase da avaliação é sobre se essa descrição corresponde à realidade.
Quanto mais detalhada for a caracterização do nosso consumidor-alvo, mais claras serão as tarefas dentro de uma marca. Não é o mesmo satisfazer as demandas de adolescentes do sexo feminino que cursam o ensino médio e que pertencem a um nível superior do que atender homens de classe média entre 30 e 50 anos que trabalham em horário fixo. As necessidades e aspirações de cada segmento são muito específicas e todo o trabalho de marketing será baseado em seus perfis.
Há muitas maneiras de abordar este estudo de caso a partir da Pesquisa de Mercado. A partir da abordagem quantitativa, uma pesquisa pode ser aplicada no ponto de influxo para detectar padrões de perfis que consomem regularmente o produto ou serviço em questão. Uma vez identificados esses perfis, grupos focais ou entrevistas em profundidade podem ser aplicados para investigar os fatores que escapam à pesquisa quantitativa. Ao final, o desenho da análise dependerá da categoria e marca que busca atender seu mercado-alvo.
Na Acertiva temos quase duas décadas de experiência conhecendo o consumidor latino-americano. Se em sua marca eles buscam identificar o segmento para o qual focam seus esforços ou querem corroborá-lo, conte conosco como seus potenciais aliados regionais na LATAM. Escreva-nos hoje.
Short Link: