Trabalho no novo normal

O mercado de trabalho é um segmento que sofreu profundas transformações nos últimos meses. Diante de uma situação que até recentemente parecia improvável, os perfis de trabalho tiveram que ser reinventados. Ainda é muito cedo para saber se essas transformações serão permanentes ou temporárias. Em grande medida, isso vai depender de quanto tempo duram as medidas sanitárias.

No caso de trabalhos para atividades que não podem ser realizadas remotamente, têm levado a um aumento nas despesas operacionais para o seu desempenho, como o fornecimento de máscaras faciais, máscaras, desinfetantes, telas de acrílico e outros insumos que atuam como barreira entre o vírus. e trabalhadores.

Outro segmento de empregos presenciais optou por deslocar as operações para as casas dos mesmos clientes, como é o caso dos serviços de beleza. Não é incomum ver manicures e estilistas oferecendo serviços domésticos.

Os serviços de limpeza permanecem no outro extremo. Para vários consumidores desses serviços, era um desafio manter seus funcionários remunerados. Alguns trabalhadores deste setor, vendo sua renda diminuída, foram forçados a receber comissões; quando expostos, adquirem a doença com consequências fatais.

No entanto, os trabalhadores que tiveram a oportunidade de trabalhar em casa também enfrentaram vários desafios. Um deles é a vigilância excessiva e o aumento do horário de trabalho porque, para alguns empregadores, a fronteira entre o horário de trabalho e o horário não comercial era confusa.

Da mesma forma, os trabalhadores tiveram que adaptar espaços em suas casas para torná-los escritórios temporários. Isso inclui o fornecimento de recursos como mesa, papelaria e conexão à Internet. Dominar plataformas de streaming e trabalho colaborativo tem sido um obstáculo para alguns. Sem mencionar o equilíbrio entre vida familiar e trabalho.

O distanciamento social também interrompeu inúmeras atividades. Como resultado, o fluxo de trabalho diminuiu para níveis raramente vistos. Isso levou muitos ao subemprego e ainda outros à perda de seus empregos em todo o mundo. A compreensão desse fenômeno em curso também é objeto de estudo para pesquisas de mercado.

Descrever e identificar as causas e consequências dessas mudanças no mercado de trabalho fará com que aqueles que investem nele sejam mais competitivos e resilientes. Ser proativo e preventivo é um elemento chave para fazer frente ao impacto da epidemia e ter melhores condições para quando o ambiente é mais encorajador e ativo.