7 dicas para um bom Focus Group

O show deve continuar, diz um ditado popular. Apesar da situação prevalecente, a pesquisa de mercado não parou seu trabalho. Em muitos casos, a continuidade do trabalho foi dada graças às soluções digitais. Os grupos focais não são exceção. Eles podem ser realizados pessoalmente ou online. Essa técnica nos permite comparar percepções sobre um tópico entre várias pessoas. Hoje, compartilhamos com você sete dicas para você realizar um focus group de sucesso.

  1. Tenha um guia de tópicos eficaz. Antes de iniciar a sessão é necessário ter uma lista de tópicos ou questões que satisfaçam corretamente os objetivos do estudo específico. Neste ponto, é uma boa ideia compartilhar o instrumento com várias pessoas para receber um feedback e, assim, poder enriquecê-lo. Lembre-se: é mais caro substituir um grupo de discussão do que um guia.
  2. Um bom moderador é seu melhor aliado. Quer essa pessoa faça parte de sua equipe ou outra pessoa que forneça moderação, é necessário confirmar que ela tem a experiência mais adequada. Dirigir uma sessão de especialistas médicos não é a mesma coisa que de engenheiros navais. Ser inábil no assunto que um grupo domina pode acabar mal.
  3. Certifique-se de reunir os entrevistados mais qualificados. Embora esta etapa possa parecer óbvia, não é. O filtro de recrutamento deve ser projetado de forma a evitar que pessoas que não podem fornecer informações valiosas entrem nas sessões.
  4. Melhor do que perder. Este mundo é muito imprevisível. Apesar dos convidados confirmarem o atendimento pontualmente, sempre há alguém que sofre um contratempo que os impede de participar e estragar a sessão. Como tal, nunca será uma despesa desnecessária convidar um número prudente de pessoas de apoio para as contingências que podem arruinar o esforço de todos os outros membros da equipe.
  5. Questões do local. O site ou meio pelo qual as sessões serão realizadas deve ter as características mínimas necessárias. Em muitos casos, câmeras Gesell ou salas de circuito fechado serão a melhor opção. Além disso, todos os materiais necessários devem estar disponíveis: catering, flipcharts, marcadores, telas planas, entre outros. Nas sessões online, deve ser garantida a ligação à Internet de todos os participantes e a estabilidade da plataforma escolhida para acolher as atividades.
  6. A hora e a data também merecem especial atenção. Assim como alguém planeja uma reunião com amigos cuidando para que a maioria possa coincidir com base em suas agendas, o mesmo se aplica a um focus group. Será mais produtivo ter convidados relaxados comparecendo a seus compromissos sem pressão de tempo para pedir-lhes que ajustem seus compromissos com medo de se atrasar, pedir para sair mais cedo ou ter uma participação ruim.
  7. Na solicitação há dar. Participar de um focus group implica um investimento de tempo para os convidados. Portanto, nunca deve faltar incentivo de acordo com a sua participação. Embora não estejamos falando sobre ser frugal nesta seção, não é bom cair em extremos que impeçam o cumprimento das cotas nos tempos planejados.

Sabemos que esta técnica costuma representar um verdadeiro desafio para aqueles que a utilizam. Na Acertiva, podemos ajudá-lo se for o caso. Colocamos nossa experiência ao seu alcance para atender aos objetivos que você planeja abordar com técnicas qualitativas.