Clientes de pequeno e micro setor podem acessar pesquisas de mercado?

Na semana passada, começamos a abordar as implicações da pesquisa de mercado para o chamada base da pirâmide de renda. Hoje queremos continuar com este tópico, pois ainda há questões a serem apontadas.

Não é incomum que as agências recebam solicitações de estudos de clientes que escapam ao nosso mercado-alvo. Em vários casos, salvando as diferenças entre cada agência, esse mercado-alvo se concentra nos clientes de médias e grandes empresas, já que você tem liquidez para enfrentar o investimento em estudos.

No entanto, marcas e empresas na base da pirâmide estão cada vez mais interessadas em adquirir pesquisas de mercado. A difusão e o treinamento em empreendedorismo ampliaram o conhecimento geral de que ter estudos de mercado ajuda a reduzir o risco ao investir. Várias empresas da base buscam pesquisas de mercado para diversificar seus processos e ofertas, conhecer realmente seus consumidores e expandir sua renda. Sua principal limitação ao acessar estudos de mercado é a falta de resposta das agências; em muitos casos por falta de orçamento.

Talvez esteja na hora de mais agências recorrerem a todo o espectro do mercado para atender clientes de todos os tamanhos. É verdade que direcionar esforços para um segmento com tantas especificações específicas pode ser desencorajador à primeira vista, pois a margem de lucro parece ser inexistente ou praticamente inexistente em comparação com a gerada por clientes maiores.

No entanto, com essa ação, as possibilidades de crescimento e diversificação das agências do meio ambiente são abertas ao mesmo tempo em que contribui para um maior desenvolvimento do maior setor e com o menor número de recursos do mercado. Embora isso signifique que muitos tenham que escolher entre o segmento de clientes de médio e grande porte e o de pequeno e micro.

Soluções existem várias. Os estúdios distribuídos podem ser oferecidos a um grupo de pequenos clientes agrupados para comprar este produto e compartilhá-lo. Também está atendendo a cada solicitação de estudo ad hoc com as implicações que isso tem no planejamento de recursos. Outra possibilidade de atender esses clientes é gerar novas alternativas de crédito que beneficiem ambas as partes. Além disso, existe a opção de oferecer treinamento para acesso e interpretação primária de bancos de dados disponíveis em fontes oficiais.

Acreditamos que o investimento em todos os níveis pode ser positivo para agências e clientes. O volume e a participação de vendas e clientes aumentam ao mesmo tempo em que impulsiona um setor tradicionalmente deixado para sua própria sorte.