Estamos a menos de um mês de fechar 2022. Foi um ano de muitos desafios depois que algumas medidas sanitárias foram levantadas para conter a pandemia de COVID-19 que ainda não terminou segundo a Organização Mundial da Saúde. Apesar disso, a vida continua e muitas atividades tiveram que se adaptar ao novo mundo que trouxe consigo a compreensão de que existem doenças que se propagam por aerossóis. Aerossóis são pequenas partículas que as pessoas exalam ao respirar, falar e fazer atividades físicas.
Assim como todos tivemos de adaptar os nossos hábitos à nova realidade, também o próximo ano traz consigo novas tendências que vale a pena ter em conta para antecipar estas novas práticas e aproveitar as inovações enquanto ainda são oportunidades. Por isso, listamos algumas situações que acreditamos se tornarão mais relevantes nos próximos doze meses.
- Inteligência artificial. Foi uma notícia viral este ano que uma inteligência artificial conseguiu vencer um concurso de arte. Vários artistas começaram a protestar contra o aumento da presença de inteligências cada vez mais sofisticadas que conseguem criar imagens altamente realistas e cuja aparência faz duvidar se o autor é de carne e osso ou um conjunto de instruções computadorizadas. Em inteligência de mercado será necessário estar atento a esta tendência para adequá-la ao nosso trabalho.
- Planos de resposta à pandemia. A COVID-19 não é a primeira nem a última doença a colocar o mundo nas cordas. No momento da publicação desta entrada, não foi possível controlar totalmente o surto internacional de SarsCov2. Graças à globalização que impulsiona a mobilidade de um número cada vez maior de pessoas no mundo, criam-se as condições para que outros patógenos se espalhem pelo planeta em uma velocidade insuspeitada. Muitas vozes no setor da saúde há muito nos alertam sobre o risco de epidemias por bactérias ultrarresistentes a todos os antibióticos, agora conhecidas pelo uso abusivo desses medicamentos. As empresas devem gerar planos de prevenção e mitigação para quando essas contingências futuras ocorrerem.
- Soluções 5G. Os esforços para implementar a rede 5G estão avançando em muitos países. Esta nova geração de telecomunicações proporcionará, entre outras coisas, velocidades mais rápidas de upload e download de dados, mais dispositivos conectados a uma antena, melhor eficiência energética e aumento da demanda por conteúdo multimídia. Recursos como realidade aumentada e aplicativos que dependem de respostas imediatas entre o receptor do usuário e um servidor se tornarão comuns no curto prazo. Isso pode incentivar a prática de novos tipos de estudos, como provas de conceito com dummies mostrados com óculos de realidade virtual ou sessões de grupos virtuais com menos problemas técnicos de conexão.
- Maiores controles de privacidade. Em algumas regiões do mundo, aumentaram as restrições ao manuseio e descarte de dados pessoais mantidos por indivíduos. Esta prática está intimamente ligada ao nosso setor. Apesar das diferenças regionais ou nacionais, será cada vez mais prioritário dispor de mais e melhores instrumentos de proteção de bases de dados. Avisos de privacidade não serão suficientes. No futuro, pode ser necessário contar com fornecedores ou assessores jurídicos e tecnológicos permanentes para cumprir as normas que os países e blocos impõem em seus respectivos territórios.
O século XXI nos mostrou que as transformações em nosso cotidiano podem ocorrer em períodos de tempo cada vez mais curtos. Embora também tenha nos ensinado que algumas mudanças são apenas temporárias ou estão um pouco à frente de nosso tempo. Estar atento a essas situações e implementar o que se aplica a cada uma delas nos torna competitivos. No entanto, saber distinguir as fantasias muito difíceis de realizar das novidades do amanhã exige muita experiência e conhecimento.
Na Acertiva estamos atentos a estas questões e trabalhamos para as testar oportunamente. Fazemos isso porque temos certeza de que a curiosidade é uma virtude quando se trata de conhecer a realidade. Você precisa aplicar pesquisa de mercado em nossa região? Escreva-nos hoje para contar como podemos ser seus aliados na LATAM.
Short Link: